Cidades

Vanderlei Strano assume presidência dos Metalúrgicos em dezembro


Eleito pela grande maioria dos trabalhadores da sua base, Vanderlei Strano assumirá, no dia 15 de dezembro, ao meio-dia , no Clube de Campo dos Metalúrgicos, à rua Luiz Procópio Ferraz, nº 1000, no Jardim Santa Felícia, , a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e região. Casado, Strano tem 45 anos, nasceu em São Carlos e trabalha na Tecumseh do Brasil desde 1994, há 25 anos.

Atualmente, Strano é o tesoureiro do sindicato, cargo que assumiu após a morte de Mauro Cesar, o Tim Maia em abril de 2019. Durante oito anos foi vice-presidente da entidade sindical, até então comandada por Erick Silva.

O sindicalista fez oposição à direção da entidade filiada à CGTB, dialogando e construindo a organização na base, a Chapa 2, da CUT “Transparência, Democracia e Organização”, que venceu as eleições sindicais em 2010. Desde então juntamente com o atual presidente Erick Silva, vem desenvolvendo um trabalho sério, democrático, e na  luta pelos direitos dos metalúrgicos  de São Carlos.

Dentro da Tecumseh, Strano destacou-se como líder entre os trabalhadores, fato que fez com que a direção da empresa tentasse cooptá-lo para fazer carreira dentro do setor administrativo da companhia. Porém, o sindicalista nunca aceitou tal assédio, preferindo continuar atuando no chão de fábrica e mobilizando a categoria.

Em 2006 ele esteve à frente da maior paralisação já realizada na Tecumseh do Brasil. A empresa contra-atacou contratando em massa trabalhadores para substituir os grevistas. Depois disso, a direção da Tecumseh partiu para a retaliação com demissão em massa, fato que levou a empresa a ser condenada no Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília.    

comments icon0 comentários
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *