23 de Setembro de 2020

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Vanderlei Sverzut marcou época na USP e na UFSCar

Vanderlei Sverzut marcou época na USP e na UFSCar

Na USP ele foi aluno da Escola de Engenharia e professor do Instituto de Física e na UFSCar

06 de Agosto de 2020 às 08:48 Publicado por: Redação
Vanderlei Sverzut marcou época na USP e na UFSCar Foto: Reprodução

Marco Rogério
O empresário Vanderlei Belmiro Sverzut, que morreu hoje, 6 de agosto, aos 83 anos, é muito conhecido como empresário, mas também deixou suas marcas das duas universidades de São Carlos. Na USP ele foi aluno da Escola de Engenharia e professor do Instituto de Física e na UFSCar teve participação decisiva na criação do primeiro curso de Engenharia de Materiais do Brasil. Sua trajetória de empresário, na Engemasa e na Hece Máquinas lhe renderam, em 1998 a concessão do título de “Industrial do Ano”.
Natural de Sertãozinho, no interior paulista, nascido em 31 de agosto de 1937, formou-se em engenharia pela EESC em 1962 e, em seguida, interessado por pesquisas na área de física do estado sólido, integrou-se ao grupo de professores que seria abrigado pelo Instituto de Física e Química de São Carlos, para o qual seria contratado como professor em 1971.
Teve papel central na criação do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos, sobretudo na elaboração do currículo do que seria o primeiro curso superior da área no Brasil e na aproximação desse ambiente acadêmico com empresas privadas.
Mais tarde, deixaria a universidade para se dedicar exclusivamente a atividades empresariais, sendo o fundador da Engemasa, primeira empresa especializada em engenharia de materiais em São Carlos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x