19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Vendas no varejo crescem 2,6% , diz IBGE

Vendas no varejo crescem 2,6% , diz IBGE

23/03/2012 17h32 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Vendas no varejo crescem 2,6% , diz IBGE

O comércio varejista do país começou 2012 com alta de 2,6% nas vendas e de 3,6% na receita nominal, na comparação com dezembro de 2011. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio divulgada ontem (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado, na avaliação do presidente do Sindicato Varejista de São Carlos (Sincomércio), Paulo Roberto Gullo, é a influência do poder de gasto adquirido pela classe “C” que entrou no mercado elevando todos os índices no setor de compras.

“O Sincomércio está preparando uma pesquisa para identificar no setor varejista a força do poder de compra da classe “C”, há indícios em pesquisas em cidades similares a São Carlos que este segmento da sociedade tem atingido 56% do mercado. É um índice surpreendente”, afirmou.

Segundo o IBGE, o resultado nesta comparação é o melhor desde fevereiro de 2010, quando as vendas no varejo cresceram 3%. Em relação a janeiro do ano passado, houve aumento nas vendas de 7,3% e de 6,6% na comparação com o acumulado dos últimos 12 meses.

Gullo diz ainda que as promoções históricas de janeiro deram lugar para um novo estoque e com preços reais, sem desconto. De acordo com ele o varejista se viu na necessidade de repor estoque e trazer produtos novos. “Nesse momento o comércio se prepara para o Dia das Mães, o segundo Natal do setor. Os descontos e promoções já foram feitos”, declarou.

O gerente de vendas da loja de departamento Colombo, Cláudio Roberto Guimarães, afirmou que se comparado janeiro de 2011 com o de 2012, houve um crescimento nas vendas de 17%. “A redução do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) ajudou a vender mais para um mês que historicamente é fraco. Nos surpreendeu positivamente e deu um susto na indústria principalmente da linha branca que por falta de produto deixou muitas lojas com estoque mínimo”, declarou.

Para o presidente da Associação Industrial e Comercial de São Carlos (Acisc), Alfredo Maffei Neto, os números causam suspeita já que se é inconcebível que com todas as festas e 13º salário à disposição do consumidor, dezembro tenha índice de venda inferior a janeiro. “Não tenho informação vinda dos associados da Acisc de que janeiro tenha tido qualquer excepcionalidade nas vendas. Os números do IBGE me causam surpresa”, afirmou.

RANKING – Das dez atividades pesquisadas pelo instituto, sete tiveram resultados positivos na comparação com dezembro de 2011. Os destaques foram os setores de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,4%); e tecidos, vestuário e calçados (5,2%). Já em relação a janeiro de 2011, nove atividades registraram alta nas vendas. Apenas o setor de combustíveis e lubrificantes obteve resultado negativo (-0,7%).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x