19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Vigilância Epidemiológica já aplicou 863 doses da Coronavac em São Carlos

Vigilância Epidemiológica já aplicou 863 doses da Coronavac em São Carlos

Desde a chegada das doses da vacina, profissionais da linha de frente no atendimento a pacientes com Covid-19 estão sendo vacinados

25/01/2021 11h45 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Vigilância Epidemiológica já aplicou 863 doses da Coronavac em São Carlos Fotos: Divulgação / Prefeitura Municipal de São Carlos (SP)

A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e da Vigilância Epidemiológica, iniciou na manhã desta segunda-feira (25) a vacinação dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) das bases de São Carlos e do Distrito de Santa Eudóxia.
Desde a chegada da vacina em São Carlos, na última quinta-feira, dia 21 de janeiro, quando foram entregues pelo Governo do Estado de São Paulo 3.960 doses do imunizante, as equipes de saúde da Prefeitura já vacinaram 863 profissionais da linha de frente de atendimento a pacientes com a COVID-19.

Inicialmente foram vacinados 6 profissionais escolhidos pelas instituições na qual trabalham. Na noite de quinta-feira mesmo três equipes da Vigilância já se deslocaram para a Santa Casa, Hospital Universitário e Unimed para aplicar a Coronavac. As equipes continuaram trabalhando de acordo com os plantões dos hospitais para levar a vacina até esses profissionais.

No sábado (23) os enfermeiros, auxiliares, técnicos e médicos que atendem no Centro de Triagem de Síndrome Gripal em funcionamento no Ginásio Milton Olaio Filho também foram imunizados. A unidade atende exclusivamente pacientes com síndrome gripal no SUS (Sistema Único de Saúde), porém não é referenciado, atendendo também a demanda espontânea. Amostras para exame do tipo PCR também são coletadas no local. Aproximadamente 150 pessoas são atendidas por dia na unidade. O local também conta com salas de estabilização, porém os casos moderados e graves são encaminhados ou para a Santa Casa ou para o Hospital Universitário.

De acordo com Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, a programação continua tanto nos hospitais, como nas unidades de urgência e emergência (UPAS), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Saúde da Família (USFs). “Vamos vacinar 3.960 pessoas, já que a segunda desses profissionais foi garantida pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. “Cabe esclarecer que todos os trabalhadores da saúde serão imunizados, entretanto a ampliação desse público será gradativa, conforme a disponibilidade de vacinas”, explica a diretora.

No dia 11 de fevereiro a diretoria de Vigilância em Saúde inicia a vacinação da segunda dose da Coronavac nos profissionais atendidos desde 21 de janeiro. “A nossa intenção é fazer a segunda dose e já iniciar a vacinação dos demais grupos, claro que para isso precisamos receber mais lotes da vacina”, finaliza Crislaine Mestre.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x