26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > 11ª edição do Café Plural traz pesquisador Gabriel Fentran

11ª edição do Café Plural traz pesquisador Gabriel Fentran

05/06/2012 17h02 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
11ª edição do Café Plural traz pesquisador Gabriel Fentran

No dia 13 de junho, a partir das 20h, o Projeto Contribuinte da Cultura realiza no Espaço 7, a 11ª edição do Café Plural, com a presença do pesquisador Gabriel Fentran. Neste encontro será discutido o trabalho de Gabriel, “Fronteiras de tensão: um estudo sobre política e violência nas periferias de São Paulo”. O Espaço 7 fica na rua Sete de Setembro, 1441.

O Café Plural tem como objetivo abrir uma roda para debates e troca de ideias com diferentes temas e convidados. “Adotamos esse nome para o encontro devido à pluralidade de assuntos que falamos. Promovemos o debate e o diálogo sobre temas variados, cada edição com um convidado especial de diferentes áreas, que sempre acontecem no Espaço 7. Além do debate, há uma grande interação com o público presente e os participantes podem perguntar e expor suas opiniões. A ideia é que as pessoas participem de modo ativo e façam reflexões a partir de novas propostas”, conta a coordenadora do Projeto Contribuinte da Cultura, Fátima Catalano.

O convidado da vez é Gabriel Fentran, professor do departamento de Sociologia da UFSCar, que atualmente pesquisa as transformações nas dinâmicas sociais e políticas das periferias urbanas, com foco nas ações coletivas, grupos marginalizados e no “mundo do crime” em São Paulo.

Rompendo com o senso comum e as abordagens que costumam figurá-los como “excluídos” da vida social, pretende-se verificar que nas relações esses sujeitos “marginais” estabelecem entre si e com outras instâncias sociais e políticas mais amplas como a família, o mercado de trabalho, as igrejas, as políticas sociais, o mundo do crime e o Estado.

O Projeto Contribuinte da Cultura é uma ação sem fins lucrativos, o qual a proposta é viabilizar uma crescente produção de eventos culturais e beneficiar o público da cidade de São Carlos e região. Já o Espaço 7, foi o local contemplado pelo edital do Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura para tornar-se um Ponto de Cultura para realização dos eventos culturais e arte da cidade. “O projeto completa este ano 13 anos de existência e já possui mais 500 eventos de cultura e arte realizados. Já recebemos em nossos encontros pessoas importantes como o professor Pasquale, o jornalista e escritor Daniel Piza, o também jornalista Jotabê Medeiros, o publicitário Washington Olivetto, entre outros”, ressalta Fátima.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x