25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > 21 anos: Festividades marcam o aniversário da Oficina Cultural

21 anos: Festividades marcam o aniversário da Oficina Cultural

19/11/2011 08h57 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
21 anos: Festividades marcam o aniversário da Oficina Cultural

Para comemorar o aniversário da Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda foram preparadas diversas atividades. Todas ocorrem na sede da Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, Rua São Paulo, 745. Centro. São Carlos.

As comemorações têm início hoje, às 19h15, com a apresentação da mostra de fotos sobre Itaqueri da Serra, terra de Ulysses Guimarães. Após a apresentação acontecerá o show Letras e Sons, com o tema Vozes da África. Para finalizar a noite comemorativa, haverá um coquetel.

As atividades de comemoração também serão realizadas no dia 21 (segunda-feira). Neste dia haverá a Mostra de fotografias “Nanoarte” e um Concerto da Orquestra de Câmara da Filarmônica de São Carlos.

Ney Vilela, coordenador da Oficina, conta que a preocupação foi a de fazer com que essas comemorações indiquem quais os caminhos que a Oficina desbravará, sem que se deixe de lado o trabalho já realizado até o momento. “O Show Letras e Sons sinaliza que a Oficina procurará dar voz a todas as comunidades e a todas as formas de expressão artística. A mostra Nanoarte afirma nosso compromisso com o futuro. As fotos de Itaqueri querem indicar que a Oficina vai ampliar sua atuação nas 14 cidades que estão sob nossa jurisdição. A Orquestra Filarmônica se apresenta para oferecer qualidade elevada para todos os públicos, pois não se pode menosprezar o nível de exigência e de percepção de nossos cidadãos”, conta.

O show Letras e Sons homenageia o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Ney, que faz parte do grupo ao lado de Rogério Bastos e Eduardo Lima, conta que essa data os desafiou a estudar os poetas negros, a escutar as músicas feitas ou cantadas por artistas negros. “Nós imaginávamos encontrar muita tristeza, muitos dentes rangendo, muita raiva, muito ódio. Afinal, os afrodescendentes foram escravos por três séculos e meio. Com a Abolição saíram da Senzala para a favela e deixaram de ser escravos sendo marginalizados. E, para nossa surpresa, encontramos alegria de viver, emoções positivas, sabedoria, carinho, amor e paixão”.

Sobre a apresentação de fotos de Itaqueri da Serra, Ney relata que o distrito de Itirapina, é um lugar belo, cheio de cachoeiras e paisagens bucólicas. Possui, também, um casario centenário relativamente bem conservado. “Mas, o que nos levou a buscar por essas fotos, é o fato de que em Itaqueri nasceu o presidente do Congresso Constituinte, deputado Ulysses Guimarães. Eis um local que possui importância histórica e que merece ser conhecido pelo grande público”. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x