16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > 27 de março: Dia Nacional do Circo

27 de março: Dia Nacional do Circo

27/03/2013 12h59 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
27 de março: Dia Nacional do Circo

Quarta-feira, 27, se comemora o Dia do Circo, entretenimento para as crianças e adultos que reúne artistas de diversas habilidades e que de forma lúdica encanta públicos do mundo inteiro há muitos séculos. O Dia do Circo surgiu em 1897 em homenagem ao palhaço brasileiro Piolin que nasceu nessa data na cidade de Ribeirão Preto interior de São Paulo.

 

O circo está diretamente ligado aos movimentos artísticos e culturais, sendo uma fonte de expressão cultural, desenvolvimento de habilidades e exploração da criatividade. São inúmeros os artistas que iniciaram suas carreiras artísticas no ambiente circense ou tiraram dele algum tipo de inspiração.

O ator, artista circense, diretor e coordenador do grupo de circo são-carlense Estação do Circo, Ricardo Fruque, fala sobre a arte do circo e suas influências no meio artístico.

“O circo tem uma grande influência nos espetáculos do nosso grupo e assim como outros grupos e companhias do circo contemporâneo que se apropriam das artes cênicas como teatro, música, dança e para montagens de seus espetáculos. Hoje as características destes trabalhos se dão graças a este movimento que começou no final dos anos 1970 com a criação de escolas de circo pelo mundo; a criação dos espetáculos começou a ter novas referências e harmonização nas técnicas artísticas”.

O circo com suas características, em geral itinerante, reúne os mais variados tipos de artistas como palhaços, malabaristas, acrobatas, mágicos, ilusionistas e embora hoje esteja desaparecendo de vez, o uso de animais também se fez bastante presente nos espetáculos circenses ao longo do tempo.

O circo chamado de contemporâneo, ao qual Ricardo Fruque se refere, é uma nova tendência. Hoje, paralelamente aos circos itinerantes e tradicionais que ainda existem, a arte circense também é aprendida em escolas. Por uma mudança de valores, muitos circenses colocaram seus filhos para estudar e fazer um curso universitário. As novas gerações estão trabalhando com mais empenho na administração dos circos.

Já para fazer parte do circo, Ricardo dá a dica. “O circo, como qualquer outra profissão ou atividade, para o êxito, exige muita dedicação e persistência”.

O Grupo Estação do Circo nasceu em São Carlos em 2006 e até hoje, 2013, o grupo montou os espetáculos “No Reino de Astúria”, contemplado pela Funarte com o prêmio Carequinha, “Lembranças de um Palhaço”, “Pocket Show”, “Palhaçadas”, “Extremo”, “E=m.c²”, “Pinóquio” e “Faz Melhor Que Eu Quero Ver”, além de diversas intervenções circenses que misturam a magia lúdica, vigorosa e dinâmica da arte tradicional do circo a elementos cênicos como teatro, pantomima, dança e ginástica artística, trabalhando com a construção de formas compreensíveis ao imaginário coletivo, através do corpo do ator, livre dos domínios da literatura, onde se prima pelo teatro da dramaturgia corporal.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x