25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > A potencialidade do turismo receptivo e regional

A potencialidade do turismo receptivo e regional

14/08/2013 11h07 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
A potencialidade do turismo receptivo e regional

O Ministério do Turismo (Mtur) criou em 2004 o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, com objetivo de definir regiões turísticas a partir da estratégia de organizar e estruturar municípios circunvizinhos dentro de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento em âmbito regional. A diversificação da oferta turística com característica peculiares da cada localidade, quando roteirizado, adquire maior interesse na valoração da atratividade e originalidade dos ativos turísticos.

 

Neste sentido, São Carlos e os municípios da região Central do Estado de São Paulo apresentam relevante potencialidade do turismo regional. São Carlos destaca-se com os diversos atrativos que vão desde as fazendas históricas, os museus (tendo a referência do Museu TAM), o Parque Ecológico, as Universidades (USP e UFSCar), aos locais de entretenimento como o Shopping Iguatemi, Sesc, cinemas e teatro. Estes lugares atraem, a cada ano, um número maior de visitantes nacionais e internacionais, sendo assim a cidade se prepara para novos investimentos nas áreas comercial, gastronômica e de hospedagem, em decorrência da captação de eventos. 

Esforços de vários setores estão direcionados aos múltiplos acontecimentos, como eventos corporativos, cientificos e esportivos. Estes, têm se diversificado em torneios de golfe, Pré-Olímpico de Volei Feminino, Campeonato Brasileiro de Balonismo e, no ano que vem Campeonato Mundial de Balonismo. No cenário mais amplo a Copa do Mundo FIFA 2014, e em 2016 as Olimpíadas, no Rio de Janeiro. Eventos desse porte exercerão influência na economia da cidade e região, por abrigar equipes esportivas e turistas, gerando novas demandas que impulsionam as visitas nos demais atrativos.

Os destinos que atuam de forma integrada e compartilhada por meio de uma governança regional em circuitos turísticos, buscam apresentar características semelhantes no contexto de uma temática em comum nos diferentes segmentos como: ecoturismo, turismo cultural, de aventura, do bem estar, gastronômico, rural, religioso, entre outros encontrados conjugados nos municípios do entorno de São Carlos. Esses segmentos podem se agregar e potencializar economicamente seus produtos em roteiros turísticos, com base em uma gestão participativa entre o poder público, iniciativa privada, terceiro setor e comunidade, que trabalha com inovação os recursos culturais, naturais e artificiais, infraestrutura, bens e serviços não somente de uma localidade, mas de uma região, que tende aproveitar melhor a oferta turística aumentando por mais tempo a estadia e o consumo do turista.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x