19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Alunos e professores do Jesuino criam fotonovela

Alunos e professores do Jesuino criam fotonovela

20/06/2013 20h54 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Alunos e professores do Jesuino criam fotonovela

Sendo uma forte característica da Escola Estadual Jesuino de Arruda de promover entre professores e alunos projetos educacionais extracurriculares, desta vez a professora de Sociologia e Filosofia, Priscila Figlié trabalhou neste semestre com jovens do terceiro ano do período matutino a questão da exclusão social em seus vários segmentos e ao invés de aplicar uma prova como avaliação final, realizou um trabalho de fotonovela.

 

Priscila conta como o processo de execução do trabalho. “Os alunos se juntaram em grupos e desenvolveram suas próprias histórias, com todo percurso teórico orientado: título da história; apresentação dos personagens (com suas características físicas e psicológicas); o enredo da história, com apresentação, complicação, clímax e desfecho (apresentado em fotografias, contendo balões de diálogos e narrativas); e para finalizar, solicitei que incluíssem suas dedicatórias e/ou agradecimentos”.

Os temas abordados foram diversos, entre eles, a exclusão social do afro descendente, da mulher, do idoso, do deficiente físico, do morador de rua, do homossexual, etc. Segundo Priscila o objetivo do trabalho foi trazer a realidade presenciada na sociedade no dia-a-dia de todos, mas que dificilmente é abordada em sala de aula. “Fazer com que os alunos assimilassem de forma prática e divertida as teorias abordadas sobre este tema, fazendo-os sentir ‘na pele’ o que é ser excluído e discriminado pela sociedade. Este trabalho proporcionou maior união entre os alunos e a conscientização frente ao respeito com o próximo”.

O intuito também é que o projeto seja expandido e divulgá-lo para a população são-carlense abre espaço para que outras escolas e instituições educacionais façam o mesmo com seus alunos. “Já estamos transformando as fotonovelas em vídeos para a divulgação dos trabalhos de forma mais ampla, e revistas contendo as Fotonovelas para distribuição entre as demais escolas”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x