26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Artesãos: o dom de explorar a criatividade

Artesãos: o dom de explorar a criatividade

17/03/2012 10h29 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Artesãos: o dom de explorar a criatividade

Dia 19 de março é comemorado o dia do artesão, que essencialmente é aquele profissional sem formação acadêmica que trabalha com a criação de produtos feitos pelas suas próprias mãos. Os primeiros objetos feitos pelo homem eram artesanais, isso pode ser identificado ainda no período neolítico quando o homem aprendeu a polir pedra, a fabricar cerâmica como utensílio de cozinha, e descobriu a técnica da tecelagem de fibras animais e vegetais. A essência do artesanato continua a mesma desde os primeiros objetos terem sido criados, embora as técnicas tenham evoluído e se multiplicado.

A artesã Leila Silva trabalha com artesanato há 30 anos. Ela fez do artesanato sua profissão e nunca quis outro trabalho para sua vida. “Aprendi fazendo artesanato com minha avó. Comecei com crochê e tricô, e com o tempo fui aprendendo a fazer novas peças, sempre gostei de trabalhar com o artesanato, nunca quis algo diferente na minha vida. O que me deixa encantada é o fato de poder criar, pegar um material bruto e dar a ele forma e vida. Gosto muito de poder explorar a criatividade”.

Toda peça artesanal é uma obra arte, mas para isso precisa ser mais do que uma simples pintura ou um papel colado, tem que ter uma utilidade, um diferencial e uma identificação com seu criador.

Lázaro Correa é artesão há cinco anos. Para ele é um hobby, sua especialidade é criar produtos de madeira com escritas ou desenhos feitos com pirógrafo, que seria uma espécie de caneta que escreve na madeira. “Sou artesão por hobby, para mim o artista tem que buscar fazer as peças que tenha relação direta com ele próprio. É importante que os trabalhos tenham a essência do artesão embutido nele. Infelizmente hoje, é muito difícil usar o artesanato como única fonte de renda, ele acaba sendo um complemento no orçamento. Acho que o trabalho deveria ser mais valorizado”.

Hoje os artesãos ganharam um novo aliado para mostrar seus trabalhos. Com a era digital a internet tornou-se um mecanismo forte de divulgação. “Sempre expus meus trabalhos em espaços cedidos pela Prefeitura, por meio da associação dos artesãos a qual faço parte, em feiras e eventos públicos. Agora com a internet, temos a oportunidade de levar os trabalhos feitos em São Carlos para outros lugares do Brasil e até do mundo”, diz Lazaro Correa.

O artesanato brasileiro é tido como um dos mais ricos do mundo, ele faz parte do folclore, revela costumes, tradições e características de cada região do país.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
lazaro
lazaro
12 anos atrás

parabens Patricia,ficou otima reportagem,,,,,

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x