24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Benê Chiréia e Fábio Hess unem gaita e violão em show

Benê Chiréia e Fábio Hess unem gaita e violão em show

05/10/2012 12h05 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Benê Chiréia e Fábio Hess unem gaita e violão em show

No projeto Todos os Tons do Sesc, Benê Chiréia e Fábio Hess apresentam grandes clássicos da música mundial, como “Bolero de Ravel”, “Por uma Cabeza”, “Aquarela do Brasil” entre outras conhecidas pelo público. A apresentação será nesta sexta-feira, 5, a partir das 20h na Convivência Externa. A entrada é franca.

O músico Benê Chiréia começou a tocar em 1991, na Orquestra Harmônica de Curitiba grupo que completa este ano 33 anos de existência. Paralelo a Orquestra, Benê montou a banda de blues chamada Mister Jack e um trio de choros e sambas chamado Trio Traquitana. Além disso, o músico se dedica ao ensino da harmônica de boca, tendo lançado o método “Blues Harp” que já ajudou centenas de iniciantes pelo Brasil a fora.

Em parceria com o músico Fábio Hess, Benê preparou diversos temas musicais bem variados com o intuito de levar ao público diversos gêneros como tango, bossa nova, chorinho e os Standards de jazz norte-americanos.

 “Apesar das influencias vindas de fora, sempre damos certa ênfase ao repertório produzido em terras brasileiras”, conta Benê Chiréia.

Ele fala sobre a parceria com Fábio Hess. “Até mesmo por uma questão de logística, os trabalhos em duos são mais práticos e viáveis. Além disso, a combinação da gaita e violão é perfeita. Fábio Hess é um excelente músico que sabe acompanhar e dar toda a base para que a harmônica possa executar os solos de maneira tranquila”.

Devido a sua formação bastante diversificada em música, Benê gosta de tocar qualquer estilo que se adapte ao instrumento musical podendo ser tangos, boleros, bossas, choros e até peças clássicas. Suas principais referencias na música são o Maestro de Orquestra, Ronald Silva, o belga Jean Toots e o gaitista Flávio Guimarães, um pioneiro da gaita blues no país.

“No final o que importa é poder tocar os ouvidos e o coração das pessoas, acho que essa é a missão do músico”, diz Benê.

 

Sobre Fábio Hess

O curitibano Fábio Hess cresceu entre vários músicos com expressão significativa no cenário musical. Tem formação de origem autodidata, com inúmeras experiências práticas em palcos, e rodas de choro. Aperfeiçoou seus estudos com o guitarrista e professor Nelson Faria.

Atualmente Fábio Hess se divide entre Brasil e Europa, participando ativamente como multiinstrumentista, produtor musical, arranjador e compositor em muitos trabalhos dentro de diversos gêneros musicais. Os instrumentos que Hess executa em seus trabalhos são, guitarra, especialmente de sete cordas, violões de seis, sete e doze cordas; Baixo elétrico e Cavaquinho.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x