25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Bibi Ferreira e Marília Pêra voltam a trabalhar juntas na peça ‘A Atriz’

Bibi Ferreira e Marília Pêra voltam a trabalhar juntas na peça ‘A Atriz’

18/02/2015 18h48 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Bibi Ferreira e Marília Pêra voltam a trabalhar juntas na peça ‘A Atriz’

Passados 54 anos de My Fair Lady e 38 de Deus lhe Pague, únicos trabalhos que fizeram juntas, elas voltam a se encontrar no teatro, onde estão acostumadas a pisar desde criança. Desta vez, Bibi Ferreira na coxia e Marília Pêra no palco, como protagonista do espetáculo A Atriz, que tem estreia prevista para meados de março, no Rio de Janeiro.

O texto, traduzido e adaptado por Marília, é do inglês Peter Quilter, autor de Gloriosa, musical sobre a história da cantora norte-americana Florence Foster Jenkins (uma das piores cantoras de todos os tempos), que ela encenou há sete anos no Brasil, sob direção de Charles Möeller em texto adaptado por Claudio Botelho e Marisa Murray. A intensa preparação da atriz impressionou até o autor inglês.

“Desde então, Peter tem me mandado várias de suas peças para ler mas me interessei por essa, que acabou se tornando minha primeira tradução”, diz Marília. O espetáculo mostrará a história de uma atriz que, no camarim do espetáculo O Jardim das Cerejeiras, de Anton Chekhov, decide que quer parar de representar depois de anos de profissão.

“Ela quer se casar com um banqueiro, ficar rica e se mudar para a Suíça. Qualquer atriz que trabalha há muito tempo vai adorar e se identificar.” Aos 72 anos (recém-completados), Marília, que subiu pela primeira vez e um palco aos 9 meses de idade e começou a trabalhar aos 4 anos, admite fazer parte desse grupo: “Sou uma das atrizes que há anos quer parar”. 

A promessa é repetida faz algum tempo. “Tento aprender inglês há uns 30 anos, mas não consigo. Tento parar de trabalhar há uns 20 mas também não consigo (risos)”, diverte-se. “Talvez por ter nascido nos palcos é que eu fale tanto em parar. Adoro ficar quieta, ouvindo música, lendo. Fico muito bem em silêncio, mas comecei muito cedo a contrariar minha personalidade, que, na essência, seria de uma pessoa mais quietinha.” 

 

Documentário

Ideia de Marcus Montenegro, os encontros na casa de Bibi estão sendo filmados. Sob a direção de Pablo Uranga e codireção de Leona Cavalli, as imagens se transformarão em documentário sobre Marília Pêra. “Desde o primeiro dia dos nossos ensaios, quando começamos a ler o texto, estou com um microfone e uma câmera acoplados em mim. É como se estivesse no Big Brother Brasil (risos)”, conta Marília. 

“A partir desse encontro histórico e maravilhoso dela com a Bibi para a criação do espetáculo, vamos fazer um filme sobre a Marília”, explica Leona, que, na noite do sábado de carnaval, esteve no hotel onde a atriz se preparou para atravessar, pela primeira vez, o Sambódromo do Anhembi, homenageada pela Mocidade Alegre – toda a preparação foi detalhadamente acompanhada pela câmera de Leona e presenciada pelo jornal O Estado de S. Paulo. 

O documentário também reunirá depoimentos sobre Marília. Amigos, como Ney Latorraca e Arlete Salles, já gravaram participação. “Será um registro importante para quem ama o teatro brasileiro”, diz Leona. O documentário, que levará o mesmo nome do espetáculo A Atriz, terminará quando a peça estrear. “Acabamos as filmagens quando a cortina se abrir.” A previsão é que a estreia aconteça em 2016.

Tantos planos confirmam que Marília Pêra está completamente recuperada de um desgate ósseo na região lombar que a deixou inativa durante quase um ano – ela foi obrigada a adiar peças e a interromper sua participação na série de TV Pé na Cova, escrita por Miguel Falabella.

Durante oito meses, a atriz sentiu muita dor e temeu não conseguir mais pisar com a perna direita. “Já me conformava em apenas escrever”, lamentou-se, em entrevista publicada pelo Estado em setembro do ano passado.

Foi sua persistência e um melhor controle da fisioterapia que garantiram a recuperação mais eficiente, a ponto de ela retomar os compromissos e planejar uma agenda mais rica.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x