26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Biblioteca abre mostra de fotos e ilustração digital

Biblioteca abre mostra de fotos e ilustração digital

07/08/2012 13h14 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Biblioteca abre mostra de fotos e ilustração digital

A Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP recebeu na última quinta-feira (2) duas exposições, “Retrato” de Mariana Ignatios, e “Contornos”, de Izis Cavalcanti. As exposições vão até dia 31 de agosto, de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h. A entrada é gratuita. A Biblioteca da EESC fica no campus 1 da USP,  Av. Trabalhador São-carlense, 400.

A exposição “Retrato” apresenta uma amostra com onze fotografias que fazem parte do acervo de mais de dez anos de trabalho da fotógrafa e jornalista Mariana Ignatios. Ela diz que procurou mostrar através das fotos sua paixão pela fotografia e espera que as pessoas se encantem pelas imagens que clicou em diversos lugares do mundo “Por meio das fotografias é possível conhecer um pouquinho de algumas das pessoas que participaram da minha caminhada mundo a fora”.

“A ideia de transformar nosso trabalho em exposição surgiu quando a Izis Cavalcanti sugeriu que como parte do projeto Nexos, que promove a participação de artistas visuais em São Carlos, fosse criada duas exposições na Biblioteca Central da USP, uma com os trabalhos dela e outra como os meus. A partir disso resolvi reunir alguns retratos, que ao todo são onze, para expor no espaço”, conta Mariana.

Mariana Ignatios é formada em jornalismo e fez alguns cursos de fotografia em Turim na Itália, Londres na Inglaterra e em São Paulo, capital. Trabalhou como repórter de texto e fotografia para jornais e revistas em São Carlos, Campinas, e São Paulo. Participou do projeto etnofotográfico História dos Bairros, promovido pela Prefeitura Municipal de São Carlos em 2003, que se tornou exposição nos centros comunitários da cidade. Participou também de algumas exposições individuais e coletivas em São Carlos no Centro Cultural da USP, Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, Biblioteca da UFSCar, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, BarBoza, Casa do Café, Shopping Iguatemi, pelo Projeto Contribuintes da Cultura e Livraria Nobel. Em Turim, na Itália, apresentou em 2006 a exposição “Saudade do Brasil” no Diwan Café Literário e no Ritual Café.

“É a primeira vez que exponho na Biblioteca Central da USP. Achei que as duas exposições ficam ótimas lá. O espaço tem grande circulação de pessoas, é bem iluminado e grande. Além disso, o pessoal que trabalha lá sempre está preocupado em trazer exposições e outras atividades culturais para o espaço. Agradeço a oportunidade a todos que nos receberam na USP”, finaliza Mariana.

 

 

 

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x