19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > “Breves partituras para muitas calçadas” é atração no Sesc

“Breves partituras para muitas calçadas” é atração no Sesc

08/04/2017 11h42 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
“Breves partituras para muitas calçadas” é atração no Sesc

A proposta do grupo Lagartixa na Janela com a performance “Breves partituras para muitas calçadas” é constituir relações com o espaço em sua configuração territorial, criando, assim, um diálogo com o público, que se inicia pela contemplação estética, abrindo espaços para o encontro e interação com as performers.

O objeto relacional escolhido para esta performance é o giz, por remeter à infância, pela sua efemeridade – pode ser facilmente apagado, mas deixa rastros -, por ser um objeto ordinário mas que cria caminhos, rios, pontes, amarelinhas, casas, mares, tubarões… Tem a ver com os pichos urbanos, com os grafites.

Lagartixa na Janela, grupo dirigido por Uxa Xavier – artista e educadora da dança -, existe desde 2010. Tem como proposta pesquisar o território de criação

e pedagogia em dança contemporânea para crianças.

O grupo, que, inicialmente, se reunia para trocas de experiências e práticas de aula para crianças, abre um espaço inaugural de investigação e pesquisa de linguagem: aprofundar-se nas relações e interfaces entre a dança e o espaço urbano, tendo o universo da infância, a noção de criança performer, a contemplação ao movimento e a delicadeza como eixos de pesquisa.

Ocupar um espaço na cidade, seja uma praça, a rua, uma calçada, a escola, nos leva a ampliar percepções e, principalmente, o contato com o público. O grupo busca acessar, nos espaços públicos, lugares de encontros e trocas, estimulando olhares e percepções afetivas sobre o espaço cotidiano e/ou de passagem. Nasce, assim, um novo olhar diante da criação, do público e da cidade.

As ações artístico-pedagógicas do Lagartixa na Janela são pautadas pela ideia de que o processo criativo e o pedagógico são indissociáveis, ambos precedendo do ato de criação e de conhecimentos específicos, sob a luz das relações entre corpo, criança, adulto e criação. Os conteúdos das oficinas, ou mesmo cursos temporários, estão articulados com os percursos criativos das performances, em que cada partitura coreográfica também é um conteúdo a ser investigado e explorado como proposição em dança para os participantes.

 

Serviço

“Breves partituras para muitas calçadas”

Sesc São Carlos 

Dia 8, sábado, às 16h.

Quintal. GRÁTIS. Livre

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x