19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Caio Ferreira é bicampeão latino americano de ilusionismo

Caio Ferreira é bicampeão latino americano de ilusionismo

14/02/2015 13h47 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Caio Ferreira é bicampeão latino americano de ilusionismo

Caio Ferreira é mágico e tem conquistado grande reconhecimento na arte do ilusionismo e manipulação. Ele acaba de retornar de Montevidéu, no Uruguai, onde participou do Campeonato Latino Americano de Ilusionismo, organizado pela FLASOMA – Federação Latino Americana de Sociedades Mágicas, como o primeiro bicampeão em 30 anos de competição. Esta foi uma conquista inédita que garante que o artista faça uma apresentação no campeonato mundial, que acontecerá em julho deste ano, na Itália.

Para que todos entendam o que significa esse prêmio na carreira do ilusionista, vale uma analogia com os campeonatos de futebol. Em 2008, Caio ganhou o primeiro lugar no maior campeonato nacional, o Magic In Rio, no Rio de Janeiro. Com essa conquista pode competir na esfera continental no FLASOMA, que pode ser entendido como a copa América da mágica. Saiu de lá campeão. Este ano participou novamente da copa América da mágica e conquistou mais uma vez a primeira colocação. Porém com um detalhe: nunca antes na história do FLASOMA alguém conquistou essa premiação consecutivamente.

Tudo isso é realmente muito recente, esta vitória foi alcançada entre os dias 4 e 8 de fevereiro. Mesmo com pouco tempo para repercussão, Caio já recebe convites para apresentar seu espetáculo “Caio Ferreira: a Arte do Ilusionismo” pela América Latina. Ele conta: “Já surgiram convites para me apresentar na Argentina, além da apresentação na gala do campeonato que aconteceu na última noite no Teatro Solis, o maior teatro do Uruguai, é lindo, é um teatro da era colonial e há 70 anos não havia apresentação de mágicos lá, foi um momento histórico”, explica o ilusionista.

A mágica de manipulação exige grande habilidade manual para ser executada com sucesso. No evento Ferreira recebeu o elogio dos jurados por ter sido o único naquela categoria a não deixar furo. O festival é composto por atos e há uma banca julgadora. No campeonato apresentou um ato que mescla uma cena teatral com música clássica e manipulação de objetos: “Não fiz nada absurdo, como serrar uma pessoa ao meio; eu utilizei bolas de bilhar que sumiam e apareciam e cartas de baralho que aumentavam de tamanho”. 

A partir de agora, Caio passa a ser considerado um ilusionista tão bom e competente quanto os que o julgaram nesse festival, e já começa a se preparar para, quem sabe, ir mesmo à Itália no campeonato mundial. Com a vitória Ferreira já tem a autorização para levar sua apresentação ao mundial. A federação mundial de mágica já deu o aval para isso, porém mais uma vez Caio esbarra no problema da falta de patrocínio. 

 O jovem mágico, além de talentoso, é dedicado e audacioso. Optou por se especializar na modalidade mais difícil entre as existentes nesse campo: a manipulação. Caio se prepara com muita determinação. Estuda técnicas, ensaia constantemente e conta: “Muitas vezes eu gravo em vídeo para ver se não há erros ao manipular os objetos”. Para conhecer mais do trabalho deste jovem talento promissor na arte do ilusionismo, basta acessar o site oficial pelo endereço www.caioferreira.com.br

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x