27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Carol Viola está na final do Concurso de Viola Caipira Revelando SP

Carol Viola está na final do Concurso de Viola Caipira Revelando SP

A final do concurso acontecerá no dia 27 de novembro (sábado), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, às 14h

24/11/2021 07h50 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Carol Viola está na final do Concurso de Viola Caipira Revelando SP Foto: Divulgação
Reportagem: Marco Rogério

A artista descalvadense Carol Viola é uma das dez finalistas do Concurso de Viola Caipira Revelando SP, organizado pelo Governo do Estado de São Paulo através do projeto #CulturaEmCasa – uma das maiores plataformas gratuita de conteúdo cultural por demanda. O Concurso de Viola Caipira Revelando SP objetiva selecionar e premiar violeiros e violeiras do Estado de São Paulo, e faz parte da programação do Revelando SP Online, festival de valorização e difusão da cultura tradicional paulista, o qual acontece virtualmente na plataforma #CulturaEmCasa.

Na primeira fase do concurso, 50 violeiros foram selecionados por júri especializado através de vídeos enviados, e seguiram para a etapa 2. O concurso conta com transmissão ao vivo pela plataforma #CulturaEmCasa, sendo o júri composto por profissionais ligados ao mundo musical e da viola.

A final do concurso acontecerá no dia 27 de novembro (sábado), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, às 14h. As apresentações acontecerão na Sala Nydia Licia, durante a programação da Virada SP Online do Mirante de Paranapanema, e será transmitido ao vivo pela Plataforma #CulturaEmCasa.

O júri, que será composto pelos mesmos integrantes que avaliaram os vídeos na ‘Etapa 1’, que são: Bruna Viola, Felipe Trotta, Mirian Cristina de Souza Cunha, Passoca e Zeca Collares. Os jurados deverão avaliar os 10 finalistas de acordo com os seguintes critérios, dentre eles a habilidade técnica, dinâmica, precisão, virtuose e domínio do instrumento (0 a 5 pontos); e a interpretação, qualidade sonora, escolha de repertório e postura do candidato (0 a 5 pontos).

Além de Carol Viola, participam da final os violeiros André Moraes, Bruno Sanches, Bruno Takashy, César Petená, Fábio Miranda, Marina Ebbecke, Nathan Violeiro, Robson Russo e Wagner Vilela

VAGA NA FINAL – Na primeira fase do concurso, Carol Viola realizou suas apresentações interpretando as músicas ‘Conversando com Deus’, de Arnaldo Freitas, ‘Saudades de Matão’, de Raul Torres, Jorge Galatti e Antenogenes Silva, e ‘Viola 2000’, de Alexandre Farina dos Santos

“Estou me sentindo muito feliz e honrada em estar participando desse grande Festival de Viola que é o Revelando SP. Só de estar no meio de tantos violeiros sensacionais, que eu sou fã, e melhor ainda, poder vê-los tocarem de pertinho, já é uma vitória e uma alegria sem igual. Agora é só aproveitar e se divertir junto com esses amigos violeiros!”, disse Carol Viola sobre a conquista de uma vaga na final no concurso.

Carol Viola iniciou seus estudos em 2011. Aprendeu viola com Mário Perna, instrutor da Orquestra de Violeiros de Descalvado, e posteriormente com o violeiro Alexandre Farina. Participou de diversos programas de televisão e projetos culturais, apresentando-se em formato solo ou em dupla.

Atualmente, a violeira compõe o repertório para a gravação do seu primeiro álbum, tendo alguns singles e um EP nas plataformas digitais. Além disso, Carol Viola também grava vídeos para o seu canal do Youtube, com composições inéditas e de compositores diversos.

VOTAÇÃO POPULAR – Antes da grande final, também acontece a votação popular, onde a violeira disse contar com o voto de todos os conterrâneos para levar o nome da cidade ao topo da cultura paulista.

A votação popular, referente ao ‘Prêmio do Público’, acontecerá entre os dias 23 e 26 de novembro de 2021 no site da plataforma #CulturaEmCasa (www.culturaemcasa.com.br).

SOBRE O #CULTURAEMCASA

O projeto #CulturaEmCasa é a primeira plataforma de streaming e vídeo por demanda do país, criada com o objetivo de democratizar o acesso da população a conteúdos culturais e criativos de alta qualidade, não presentes em outras plataformas.

#CulturaEmCasa reúne centenas de conteúdos inéditos das instituições culturais do Governo de São Paulo, além de conteúdos de outras instituições e de artistas e produtores independentes, com acesso 100% gratuito para o público.

A plataforma é um programa de difusão cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. A seleção de acervo é feita por uma equipe curatorial independente.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x