CDCC promove observação segura do Sol

9 de junho de 2019


Neste domingo, 9 de junho, haverá no Observatório mais uma edição do Domingo Solar. O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia – Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e acontece pela manhã, entre 10 e 12 horas.
O Domingo Solar é observação do Sol de forma segura utilizando-se vários métodos. Telescópios especialmente equipados para a observação solar são colocados à disposição do público. Na sala solar, a decomposição da luz do Sol em uma faixa multicolorida – o espectro solar – permite sabermos do que o Sol é feito. Os domingos solares acontecem em duas ocasiões mensalmente: no segundo (das 10 às 12 horas) e no último (das 14 às 16 horas) domingo de cada mês.
Importante: nunca olhe diretamente para o Sol, muito menos com óculos escuros, filmes fotográficos velados, chapas de radiografia ou quaisquer instrumentos ópticos. Para uma observação segura do Sol, consulte um astrônomo ou compareça a um Domingo Solar.
O Domingo Solar acontece nas dependências do Observatório Dietrich Schiel, que fica na Área 1 do Campus da USP em São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Evento gratuito e sem inscrição prévia. A observação depende de condições meteorológicas favoráveis.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9191
Acesse: www.cdcc.usp.br/cda .

2 recommended
comments icon 0 comentários
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *