20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Centro Cultural comemora 23 anos com exposição

Centro Cultural comemora 23 anos com exposição

04/10/2012 12h38 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Centro Cultural comemora 23 anos com exposição

O Centro Cultural da USP de São Carlos preparou diversas atividades para comemorar os seus 23 anos em outubro. Desde sua criação em 1989, por iniciativa do então prefeito do campus José Drugowich de Felício, a Seção de Atividades Culturais não parou de realizar exposições com artistas de São Carlos e da Universidade, sendo a primeira realizada pelo Íris Foto Grupo de São Carlos, coordenado pelo docente da EESC/USP Professor Amílcar Careli Cesar.

Entre as atividades desenvolvidas pelo Centro Cultural ao longo desses 22 anos, está a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP, regida, na época, por Camargo Guarnieri. A orquestra se apresentou anualmente, de 1991 até 1997.

Com um design moderno, o atual prédio do Centro Cultural foi inaugurado no dia 20 de outubro de 2002, na administração do Professor Doutor Dagoberto Dario Mori.

A exposição de inauguração contou com trabalhos de Spencer de Moraes Pupo Nogueira, Professor de Arquitetura e Urbanismo da EESC-USP, e do Escultor Antonio de Sant´Anna Galvão Leite, funcionário do  IFSC/USP.

 

INSTALAÇÕES E INTERVENÇÕES – O Grupo Antropoantro, que já fez diversas exposições, tanto no Brasil quanto no exterior, apresenta, agora, no Centro Cultural da USP São Carlos, a exposição Livro Imagem/Livre Imagem, composta por uma obra coletiva do grupo e mais uma obra individual de cada artista. Serão instalações de parede e no espaço, com abertura em 4 de outubro de 2012. No período da tarde do mesmo dia, o grupo fará intervenções de bonecos pelo campus e na Praça XV de novembro.

Esta exposição já foi exibida na Galeria de Arte da Unicamp em 2009 e no Museu de Arte Contemporânea de Campinas, em 2012.

O Grupo Antropoantro foi formado em 1999 por um grupo de artistas residentes em Campinas, que se reúne semanalmente no Sílvia Matos Ateliê de Criatividade a fim de aprofundar os estudos sobre arte e discutir as práticas artísticas da contemporaneidade.

Atualmente é composto pelas seguintes artistas: Beth Schneider, Inês Fernandez, Lalau Mayrink, Olívia Niemeyer, Sílvia Matos, Tina Gonçalez e Vane Barini. Cada uma delas, além do trabalho coletivo no Grupo, também desenvolve seu trabalho individual, em diversas mídias.  Esse intenso diálogo entre as práticas individuais e as do grupo tornam o trabalho do Antropoantro especial e diferenciado. As obras coletivas sempre colocam em pauta a questão da autoria.

 

ABERTURA – 4 de outubro de 2012, às 19 horas, com a participação dos músicos Bruno Costa Ramos – Ciência da Computação ICMC/USP – Piano e Letícia Fais – Ciências Físicas e Biomoleculares IFSC/USP – Violino

 

VISITAÇÃO – De 5 a 31 de outubro de 2012, de segunda a sábado, das 9 às 22h,. e domingo, das 10 às 18 h.

Acesso ao Centro Cultural pela Rua Dr Carlos Botelho, 1465.

Informações pelos telefones: 3373-9106 e e-mail [email protected]

Evento Gratuito. Apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão Universitária

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x