18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Centro Cultural da USP faz Cantata de Natal

Centro Cultural da USP faz Cantata de Natal

03/12/2012 12h41 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Centro Cultural da USP faz Cantata de Natal

Para celebrar a chegada do Natal e já entrando em clima de ano novo, o Centro Cultural da USP de São Carlos promoverá, nos dias 3, 4, 5 e 7 de dezembro de 2012, Cantatas de Natal. Os eventos acontecerão no espaço aberto, ao lado do prédio, com entrada pela avenida Dr. Carlos Botelho.

Nesta segunda-feira, 3, às 19h, acontece a apresentação do “Circuito do Violão de Rio Claro”, que é uma associação de violonistas com o objetivo divulgar o violão na região. Neste concerto, além de oferecer um repertório seleto de músicas executadas por um trio de violões, haverá informações sobre o instrumento e sobre a história da música.            

Fazem parte deste projeto Lucas Penteado, Erasmo Sampaio, Welton Nadai e Pedro Cameron.

De acordo com os organizadores, a apresentação faz parte de uma série de 15 concertos programados para o segundo semestre de 2012 em diversas cidades da nossa região. A ideia do projeto, que conta com o apoio do “MINC” (Ministério da Cultura) e da “Comercial Cirúrgica Rioclarense”, é divulgar o violão como instrumento solista para o maior número de pessoas.

Na terça-feira, às 19h, os alunos do campus farão apresentações instrumentais.

Matheus Postigo – aluno do IFSC – vai tocar ukulele. E outros alunos da EESC, IFSC e ICMC também participarão. Matheus Postigo, químico formado pelo IQSC-USP, é, atualmente, pós-doutorando do IFSC. É músico amador com ênfase em flauta transversal. No início de 2012 teve seu primeiro contato com o ukulele, instrumento de origem havaiana e bastante similar ao cavaquinho, tendo ambos a braguinha (instrumento português antigo) como  origem comum.

Nesta breve apresentação será mostrada ao público um pouco da versatilidade do ukulele, já bastante utilizado na música tradicional havaiana e mais recentemente na música pop, sendo executadas músicas tradicionais de Natal. Repertório: Anjos Vieram Anunciar, Noite Feliz, Greensleeves, Oh, Noite Santa.

Péricles Bernardes Caravieri é aluno da Escola de Engenharia de São Carlos e apresentará músicas natalinas no piano.

Na quarta-feira (5), às 19h, é a apresentação da Orquestra de Sopro da Escola livre de Música “Maestro João Sepe”.

A escola é um departamento da AASC – Associação de Artes de São Carlos através de convênio com a Prefeitura Municipal de São Carlos, da qual tem recebido total apoio para o desenvolvimento de suas atividades. Com aproximadamente 360 alunos, a escola vem formando músicos a fim de dar oportunidade de adquirirem experiência em grupos como orquestras, bandas e práticas de conjunto. Atualmente a escola está instalada na Rua Jesuino de Arruda, 1598, no Centro.

Já na sexta-feira (7), às 19h, acontece a apresentação do Coral de Casais Encontristas da Catedral de São Carlos. O Coral nasceu do movimento cristão “Encontro de Casais com Cristo”, na Catedral de São Carlos, em 1974. Hoje o Coral conta com 36 membros que cantam em casamentos, formaturas, bodas, ordenações e, principalmente, celebrações solenes da Catedral de São Carlos, onde tem sua sede.

Desde o início, teve como regente o professor Wilson Cury (falecido neste ano) e sempre auxiliado por sua esposa, a professora Diana Cury. Seu primeiro organista foi Nelson Antonio de Araújo Rodrigues. O objetivo do Coral é levar, através do canto, a mensagem de Jesus.

O evento tem a finalidade de proporcionar maior interação com familiares dos funcionários, alunos, professores e toda a Comunidade são-carlense.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x