17 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Cia Atos mistura poesia, contos e música

Cia Atos mistura poesia, contos e música

14/07/2012 13h16 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Cia Atos mistura poesia, contos e música

A Cia Atos, núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro, se apresenta em São Carlos hoje e amanhã, 14 e 15, respectivamente. Eles trazem o Teatro Fora da Caixa, com intervenções “A Caixa Mágica de Coralina” e “Poesias ao Vento” para o Sesc, a partir das 13h, na área de convivência.

A companhia desde o início trabalha com um foco na palavra e suas diferentes vertentes literárias, tanto nos espetáculos, narrações de histórias e intervenções artísticas, misturando texto dramático, poesia, contos e músicas.

Fabio Spila, integrante da companhia, conta que essas duas intervenções utilizam fragmentos de poesias de autores brasileiros. “A primeira se chama A Caixa Mágica de Coralina, que, apesar de ser itinerante, traz uma proposta bem intimista, em que três trovadores caminham no meio do público oferecendo poemas, pensamentos e músicas que remetem aquele universo representado em sua obra. A segunda, “Poesias ao Vento”, tem uma abordagem diferente, onde três figuras excêntricas, oferecem balões coloridos para o público, dentro desses balões encontram-se poemas, versos, pensamentos, leves e divertidos, com o intuito de mostrar que a poesia também pode ser descontraída”, conta.

Em relação à resposta do público em participar desse tipo de intervenção, Fabio explica que são reações diferentes a cada apresentação. “Já experimentamos diferentes tipos de reação com A Caixa Mágica de Coralina. Por termos uma abordagem mais intimista, as pessoas muitas vezes se emocionam com a apresentação, compartilham suas experiências e muitas vezes complementam o que dissemos contando um episódio da sua vida. Já Poesias ao Vento cria uma atmosfera de alegria e surpresa entorno dessas figuras despojadas carregadas de balões.

Esta não é a primeira vez que o grupo se apresenta em São Carlos. “Já nos apresentamos com ‘A Pedra do Meio-Dia’ no Sesc São Carlos. Como nossa proposta é contemplar toda a família, fizemos uma apresentação especial para vovôs e netinhos irem ao teatro e a recepção do público foi muito boa, foi difícil identificar quais crianças se divertiram mais: os netinhos ou os vovôs”, brinca. “Então estamos voltando com uma expectativa grande, de encontrar novamente esse público tão caloroso”.

A Cia Atos foi fundada em 2006 e surgiu com a proposta de pesquisa em Teatro Narrativo usando como recurso o Teatro de Formas Animadas e a música ao vivo. É composta por artistas formados em conceituadas faculdades de teatro de São Paulo e tem como objetivo a continuidade de uma companhia estável de repertório e investigação teatral, trabalhando com espetáculos, narrações de histórias, intervenções cênicas e oficinas teatrais, com apresentações para empresas, escolas, Sesc/SP, Sesi/SP e prefeituras.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x