23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Cia. Navega Jangada traz espetáculo lúdico para crianças

Cia. Navega Jangada traz espetáculo lúdico para crianças

23/03/2013 12h35 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Cia. Navega Jangada traz espetáculo lúdico para crianças

A Companhia Navega Jangada de teatro apresenta neste domingo, 23, a partir das 16h, o espetáculo infantil “Nas Terras de Kublain Khan” que, através de forma lúdica, conta uma história intrigante, apresenta a morte como uma alegoria divertida e principalmente leva os pequenos a imaginarem tudo o que está sendo contado.

 

O espetáculo “Nas Terras de Kublain Khan” foi o primeiro trabalho em que a Cia. Navega Jangada decidiu realizar uma pesquisa sobre navegações, tendo como inspiração o nome dado a Cia. Chegamos a Marco Polo, um mercador e explorador nascido na Itália, em meados da Idade Média, que pelos mares, percorreu diversos reinos e lugares, dentre eles o Reino de Kublain Khan (atual China).

“A partir desta pesquisa a companhia traz à cena o metateatro, ou seja, uma peça de teatro encenada dentro do próprio espetáculo. Marola é uma personagem que adora contar histórias, nem sempre verossímeis, e que, por isso, de vez em quando, acaba se envolvendo em confusões”, conta a diretora, atriz e arte-educadora Talita Cabral.  

Um dia, Marola esconde-se dentro de um cesto e vai parar acidentalmente no palco de um teatro onde dois atores se preparam para iniciar o espetáculo. Atraída pela ideia de representar e ganhar algum dinheiro, tenta permanecer na encenação e vender suas histórias ao público e passa a contar as suas incríveis viagens de seu amigo Marco Polo que encanta os outros dois atores. No desenvolvimento da narrativa, elementos simples ganham nova significação, tecidos se transformam em mares bravios, cestos em arcas mágicas de onde se pode até voltar no tempo, porém através de bonecos e música ao vivo.

A diretora, Talita Cabral conta que uma das principais características do trabalho da Cia. Navega Jangada está na utilização de música ao vivo em todos os trabalhos apresentados. “Usamos a música como forma de narrativa, cantada e tocada pelos próprios atores. Além disso, fazemos uso da pesquisa circense, a linguagem não verbal e teatro de bonecos”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x