16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Cia. Tempo de Brincar traz Folia de Natal

Cia. Tempo de Brincar traz Folia de Natal

22/12/2012 13h13 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Cia. Tempo de Brincar traz Folia de Natal

Folias de Natal é um espetáculo cênico musical que recria os diversos elementos presentes nas festas e tradições populares do Ciclo Natalino que ocorrem em várias regiões do Brasil. O espetáculo chega neste sábado, 22, a São Carlos, às 16h, na área de convivência do Sesc.

Na montagem tudo começa com uma cantoria trazendo os foliões, que chegam pedindo licença ao dono da casa para presentear a todos com suas canções. O auto vai se desembrulhando com a participação do público, que brinca com os bonecos, mamulengos, e com a trilha sonora original criada a partir de ritmos tradicionais como a Folia de Reis, as toadas e cantigas de roda executadas ao vivo com arranjos para viola caipira, rabeca, flauta transversal, percussão e acordeom.

Essa não é a primeira vez que a Cia. Tempo de Brincar, de Sorocaba, vem a São Carlos. Eles já estiveram aqui outras vezes com outras montagens. Valter Silva, um dos integrantes da companhia afirma que a cidade possui um público diferenciado e gostam muito de se apresentar aqui. “Estamos de volta a São Carlos, essa cidade está no roteiro de uma das melhores que já passamos. O carinho do público, os amigos que fizemos, o Sesc, com todo profissionalismo, o clima da cidade, enfim, é uma alegria e um prazer imenso”.

O espetáculo Folias de Natal é inspirado em pesquisas nas áreas de música, tradição oral e manifestações populares que ocorrem na época do Natal em diversas regiões do Brasil. Contos e ritmos tradicionais como a Folia de Reis são apresentados no espetáculo com a participação do público em uma celebração coletiva da cultura popular brasileira.

A adaptação do conto tradicional “Como a Aranha salvou o Menino Jesus”, é representada com marionetes, mamulengos e adereços que interagem com o público juntamente com a trilha sonora original, trazendo ritmos como Cirandas, Folias de Reis e do Divino, Cantigas e Moda de Viola, com arranjos para viola caipira, rabeca, flauta transversal, acordeom, e percussão.

 

A COMPANHIA – Brincadeiras nos quintais, cantigas de roda, conversas e histórias ao pé do fogo, festas na praça com cantorias e danças… o rico universo da Cultura Popular Brasileira é a fonte de inspiração para o trabalho da Companhia Tempo de Brincar, formada pela atriz e artista plástica Elaine Buzato e pelo músico e compositor Valter Silva.

Ao longo de sua trajetória a dupla tem descoberto uma linguagem própria para a criação de seus espetáculos cênico-musicais, unindo de forma harmônica as cantigas e contos tradicionais, os mitos e ritmos musicais brasileiros, costurados pelo teatro de bonecos, e por belos cenários, figurinos e adereços.

O trabalho é dedicado não só ao público infantil, mas pretende brincar com a criança adormecida em cada um de nós, fazendo de nossa memória a fonte de nosso conhecimento, e transmitindo às gerações futuras a cultura criada por nosso povo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x