16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > #CineCiência do MIS discute o filme ‘O dilema das redes’

#CineCiência do MIS discute o filme ‘O dilema das redes’

Documentário que traz alerta sobre a segurança no uso de redes sociais ganha debate ao vivo no dia 04 de outubro

01/10/2020 09h59 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
#CineCiência do MIS discute o filme ‘O dilema das redes’ Foto: Divulgação / Governo de São Paulo

O #CineCiência, tradicional programa do Museu da Imagem e do Som (MIS), que debate com especialistas sobre filmes de variados gêneros, aborda, nesta edição, “O dilema das redes” (The Social Dilemma, Dir. Jeff Orlowski, EUA, 2020, 12 anos, documentário, 94 min). Com mediação de José Luiz Goldfarb, curador do projeto, as convidadas Lidia Zuin e Laura Trachtenberg Hauser irão debater com o público como as redes sociais podem ter um impacto destrutivo sobre a nossa sociedade.

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Coronavírus – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso temporariamente.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Sobre o filme

Em “O dilema das redes”, especialistas em tecnologias e profissionais da área fazem um alerta: as redes sociais podem ter um impacto devastador sobre a democracia e a humanidade.

O filme traz entrevistas com diversos executivos, programadores e ex-funcionários de algumas das gigantes de tecnologia do mundo (como Google, Facebook e Twitter), trazendo ao público detalhes sobre seus modelos de negócios – e perigos.

Debatedoras

Lidia Zuin é jornalista e futuróloga, mestre em semiótica e doutoranda em artes visuais pela Unicamp. Head do núcleo de inovação e futurismo da UP Lab, é pesquisadora, editora do blog e curadora de notícias da newsletter UP Future Sight. Atualmente assina coluna quinzenal sobre futurologia, tecnologia e ficção científica no UOL Tab.

Já Laura Trachtenberg Hauser é graduada em História pela Universidade Panthéon-Sorbonne e possui mestrado em Sociologia da Cultura pela Universidade Sorbonne-Nouvelle. Seus principais estudos discorrem sobre os diversos conceitos ou discursos relativos ao definido como cultura e seu impacto social por meio das políticas e instituições culturais no Brasil e na França. Pesquisadora, autora e coordenadora, ela obteve experiências marcantes transitando por diversas instituições.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x