25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Circuito do violão chega à Itirapina

Circuito do violão chega à Itirapina

30/10/2019 07h54 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Circuito do violão chega à Itirapina

Este projeto de âmbito estadual prevê uma série de 18 apresentações das formações artísticas do “Circuito do Violão”, sendo 10 do Violões Artes Trio, 4 Orquestra Intermunicipal de Violões e 4 de Violonistas solistas e ainda contempla a publicação de 5 vídeos performáticos, bem como contrapartidas; oficinas de violão e um concerto para deficientes visuais. Este busca levar a execução artística de elevado nível para as cidades interioranas, fortalecendo e ampliando o público neste segmento.

Em Itirapina receberá o evento, mas a data ainda não está definida. A apresentação da Orquestra de Violões de Rio Claro, vai acontecer sexta-feira dia 08/11 às 20 horas no Teatro Municipal.

A entrada é gratuita.

Este projeto propõe principalmente aumentar e diversificar a apreciação musical dos ouvintes, captando as experiências e sensações de várias épocas para criar uma experiência nova, revelando assim as informações antes não percebidas na linguagem musical. Sendo esta uma linguagem que as pessoas têm contato praticamente diário, é válido buscar compreendê-la através de seu processo histórico. Apesar do fácil acesso à informação que é decorrente dos dias atuais, nota-se que a maior parte das pessoas conhecem apenas uma parte infinitamente pequena de todo o universo musical. Não restam dúvidas que o melhor caminho é unir a atual acessibilidade as mais diversas músicas com o entendimento do contexto em que elas estão inseridas, criando desta maneira uma nova perspectiva do que é a Música como expressão Artística.

O projeto se justifica pelo fato de oferecer a comunidade eventos de alta cultura, gratuitamente. Considerando, entretanto, que os integrantes “Circuito do Violão” são parte desta comunidade, este projeto acaba por fortalecer e diversificar a cultura local, que desde sempre teve apenas um restrito acesso a este tipo de evento, até mesmo por estes não acontecerem como a visibilidade e frequência necessárias.

LOCAIS DE REALIZAÇÃO

Serão realizados gratuitamente em espaços culturais como teatros, bibliotecas, casas de cultura entre outros nas seguintes cidades paulistas:

Itirapina

Rio Claro

Guarulhos

Araras

Corumbataí

Iracemápolis

Itapira

Limeira

Mogi-Guaçu

Piracicaba

Pirassununga

Campinas

São Pedro

Brotas

ELENCO

Violões Artes Trio

Violões Artes Trio (VAT) tem sido indicado como um dos mais importantes trio de violões da  atualidade, tanto pelo alto nível de seu trabalho camerístico, como por sua importante contribuição para a ampliação do repertório. Com estreia em 2010, sendo a formação atual com Pedro Cameron, Welton Nadai e Priscila Guisti,  o trio vem inserindo obras originais e arranjos irreverentes, que surpreende pela afinidade sonora introspectiva e grande expressividade, levando as salas de concerto um alto nível artístico e musical.

Orquestra Intermunicipal de Violões

Formado por alunos e professores do coletivo, e sob a direção do violonista Welton Nadai, o grupo é parte integrante da Orquestra Intermunicipal de Violões, e circula principalmente em cidades do interior paulista, norteando um trabalho de formação de público para instrumento, que apesar de tão popular em nosso país, ainda é desconhecido em suas diferentes formações, quando se trata de música intrumental.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x