25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Coletivo Topamos Ler define calendário semestral de saraus

Coletivo Topamos Ler define calendário semestral de saraus

05/02/2013 11h28 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Coletivo Topamos Ler define calendário semestral de saraus

Formado por representantes de diversas instituições, além de pessoas físicas atuantes na área cultural, o Coletivo “Topamos Ler” acaba de lançar o seu calendário semestral de saraus, que pretende transformar-se em importante espaço para a fruição da leitura na cidade.

 

Serão seis saraus distribuídos ao longo do semestre, sempre na terceira terça-feira do mês. O primeiro deste ano está marcado para ser realizado no próximo dia 19 de fevereiro, às 20h, no Sesc, mas a ideia é que o sarau circule por todas as instituições participantes do coletivo.

O escritor e rapper, Renan Inquérito, já confirmou presença e lançará seu livro “Poucas Palavras”, acompanhado de uma batalha de rimas, travada por integrantes do movimento hip-hop de São Carlos. Outra atração será o músico Raydson Alexandre, que apresentará suas composições.

A UFSCar tem se empenhado junto ao Coletivo Topamos Ler e à promoção dos saraus. Por meio, principalmente, da Biblioteca Comunitária, mas também do Centro Acadêmico de Letras, do Departamento de Ciência da Informação, da Rádio e da Editora, atividades que envolvem a leitura tem sido pensadas de modo diferenciado. “É importante entender que não é só da leitura de livros que estamos falando”, comenta Zaira Zafalon.

“Entendemos que, a partir das diferentes formas de expressão e sentimentos presentes em contos, poemas, histórias de vida, música, é possível uma outra leitura do mundo que nos cerca”, completa.

Outra integrante do coletivo, Raquel Prado, do DCI/UFSCar, prega a popularização do evento. “Devemos acabar com a ideia de que o sarau é um evento elitista, fazendo dessa reunião um espaço de encontro, prazer e expressão para todos”, ressalta.

Segundo Adilson Marques, educador e escritor, o evento VaLer realizado ano passado pelo Coletivo Topamos Ler, ajudou a divulgar textos produzidos por alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade. Publicados em livro de contos, crônicas e poesias e transformados em espetáculo cênico por Dagoberto Rebucci, os textos foram apresentados no museu da ciência com boa repercussão do público. “O fato ajudou na criação este ano do grupo de literatura da UATI, que passará também a fazer parte do coletivo Topamos Ler permitindo aos idosos escritores mais um espaço para expressar suas ideias e emoções”, revela Marques.

Aos interessados em participar dos próximos saraus, basta enviar um email para [email protected], “Se a pessoa chegar na hora e quiser ler algo de um autor ou de sua própria criação, também poderá fazê-lo”, afirma Chico Galvão, representante do Sesc no coletivo.

 

Agenda

Saiba a programação dos saraus já confirmados

O coletivo “Topamos Ler” estuda também a possibilidade de realizar saraus em outros locais, volantes e espontâneos, mas a ideia ainda está sendo analisada. Os saraus já agendados acontecerão sempre às 20h, nas seguintes datas e locais: 19 de fevereiro no Sesc, 19 de março na ONG Ramuda, 16 de abril no Instituto Janela Aberta, 21 de maio no Sesc, 18 de maio na UFSCar e 16 de julho no Instituto Janela Aberta.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x