24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Com frases curtas e de impacto, autor lança o livro ‘#Poucas Palavras’

Com frases curtas e de impacto, autor lança o livro ‘#Poucas Palavras’

19/02/2013 12h01 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Com frases curtas e de impacto, autor lança o livro ‘#Poucas Palavras’

O Sarau Topamos Ler recebe nesta terça-feira, 19, o compositor, rapper e geógrafo, Renan Inquérito lançando seu livro ‘#Poucas Palavras’, no qual o autor faz uma alusão ao twitter e  remete o leitor aos “tempos modernos”, de nanotecnologia, em que ele mesmo diz: “onde tudo é diminuído, compactado. Das músicas, ao orgulho”. Será no Sesc São Carlos a partir das 20h.

 

Repleto de frases curtas e de efeito o livro ‘#Poucas Palavras’ passeia por trechos de músicas, pequenas frases, poesias concretas e poemas inéditos.  A obra com 156 páginas é o resumo de uma carreira musical de mais de 10 anos e de uma vida inteira como poeta de Renan.

O autor fala sobre a ideia de escrever ‘#Poucas Palavras’. “O livro nasceu a partir da música ‘Poucas Palavras’ que virou um clipe e agora um livro. É também a união de várias músicas e poemas que venho escrevendo ao longo de 15 anos e que se caracterizam pelo fato de que sempre começam com uma frase inicial que serve como base para o restante da música. A inspiração para o conceito veio do twitter que segue a linha de um microblog onde os usuários postam pequenas frases. O livro possui uma conotação muito próxima ao rap, porém, é destinado a qualquer pessoa que goste de poesia”.

As fotografias do livro são de Márcio Salata e completam a obra que, monocromática, deixa a impressão das cores por parte de quem resolve adentrar no universo de mudança que o livro propõe. O livro também é composto por ilustrações do grafiteiro Mundano.

‘#Poucas Palavras’ também é parte de um projeto literário e musical que já percorreu o Brasil. “Como sou do grupo de rap Inquérito resolvi unir todo o material que compus e que faz parte da caminhada do grupo para criar este projeto literário que une poesia, música e fala da relação do rap com essas artes”, afirma Renan Inquérito.

O autor Renan Inquérito, de 29 anos, já trabalhou como sorveteiro, empacotador e mecânico. Hoje é MC, poeta, compositor e geógrafo. Desde 1997 iniciou seu percurso como locutor em rádios comunitárias. Em 1999 criou o grupo Inquérito e desde então sua história se deu com a do grupo que já possui três discos gravados e prêmios conquistados. Renan realiza oficinas de literatura em escolas, presídios e unidades da Fundação Casa no interior de São Paulo.

O Sarau Topamos Ler é organizado pelo Coletivo Topamos Ler e cria um espaço democrático para os amantes de literatura se manifestarem, seja através da leitura de um poema, conto ou letra de música, entre outros.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Saulo
Saulo
11 anos atrás

Como disse o escritor José Saramago sobre o twitter: “Os tais 140 caracteres refletem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.”

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x