23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Confira a entrevista Joyce Carol Oates, autora de Blonde:

Confira a entrevista Joyce Carol Oates, autora de Blonde:

Após 20 anos de publicação, como você analisa o livro hoje?

14/02/2021 14h31 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Confira a entrevista Joyce Carol Oates, autora de Blonde: Foto: Divulgação / Wikipedia

JOYCE CAROL OATES – É empolgante saber que haverá uma adaptação de Blonde a ser produzida pela Netflix em 2021. E por um ilustre cineasta, Andrew Dominic. Sua versão do meu romance concentra-se em apenas alguns episódios selecionados entre vários, mas apresenta Marilyn Monroe como uma mulher explorada, desfalcada da mais elevada reputação que deveria ter tido como excelente atriz, além de ter seus rendimentos usurpados. Os leitores contemporâneos poderão ter mais simpatia por uma protagonista feminina que suporta muitas das humilhações expostas hoje pelo movimento #MeToo.

Você acredita que Marilyn Monroe, como ícone cultural, sobreviveria às celebridades de hoje? Quais são os elementos que tornam Monroe uma figura tão duradoura?

JOYCE – Sim, parece que MM é atemporal. A imagem dela está no Twitter com frequência. Ela parece ser mais popular como ícone americano do que Elvis Presley e Muhammad Ali. Surpreendentemente, não há tanta atenção dada a Audrey Hepburn (que era uma séria rival de MM nos anos 1950, quando um novo tipo de beleza feminina começou a ser destacado, mais esbelta e menos “loira” do que MM). Nem mesmo a ultraglamourosa Elizabeth Taylor, tão famosa em sua época, é tão popular nas redes sociais quanto MM.

A trajetória de Marilyn Monroe continua despertando atenção e já há muitos anos, tanto antes quanto depois de sua morte. A partir de suas pesquisas, é possível explicar esse eterno fascínio? Você descobriu algo que a tenha surpreendido?

JOYCE – Acima de tudo, fiquei surpresa em perceber como MM era excelente atriz. Parte da minha pesquisa incluiu assistir a todos os filmes dela que estavam disponíveis – um número considerável. Ao contrário de Ava Gardner, Elizabeth Taylor e outras estrelas da época, MM estava sempre tendo aulas: atuação, canto, dança. Ela ambicionava se tornar uma atriz de teatro séria e atuar em peças de Chekhov. Outras estrelas de cinema eram indiferentes ao fato de poderem “atuar” – MM estava sempre tentando se aprimorar. Fiquei surpresa, mas também desanimada com a relutância de seus contemporâneos em Hollywood em reconhecer que MM era uma atriz tão versátil, na verdade uma comediante brilhante (basta ver Quanto Mais Quente Melhor).

Esse foi um livro emocionalmente difícil de escrever?

JOYCE – Sim! Vejo que você percebeu isso. Como minha protagonista estava fadada a morrer aos 36 anos, senti que ambas estávamos nos arremessando a uma espécie de túnel… Enquanto na maioria dos romances o escritor pode exercitar sua imaginação, em um livro baseado em uma vida real, não há desvio, nem destino alternativo Além disso, meu querido pai estava morrendo enquanto eu trabalhava no romance, e a tristeza de perdê-lo permeia particularmente os últimos capítulos.

Você tem alguma ideia sobre o motivo de algumas celebridades sucumbirem às pressões, enquanto outras são capazes de lidar com isso?

JOYCE – Nem todos os indivíduos são tão “protegidos” psicológica e emocionalmente quanto os outros. Por não ter tido pai e sua mãe ser muito perturbada e pouco confiável, sofrendo de uma doença mental, MM não teve o amor verdadeiro dos pais, ou mesmo de uma família, o que a teria tornado uma pessoa mais confiante. Ela continuou procurando por um pai – ela chamava seus maridos de “papai” – e até mesmo seu primeiro marido, que era adolescente quando se casaram). MM era claramente muito carente, o que se traduzia em uma personalidade infinitamente desejável na tela: uma bela mulher que também era infantil, inocente e vulnerável.

Serviço:

BLONDE – V.1

Autora: Joyce Carol Oates

Tradução: Luisa Geisler

Editora: HarperCollins (400 págs., R$ 54,90)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x