24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Conheça mais sobre os alimentos orgânicos

Conheça mais sobre os alimentos orgânicos

29/03/2012 10h03 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Conheça mais sobre os alimentos orgânicos

Sempre venho participando de cursos muito enriquecedores sobre a importância do consumo de alimentos orgânicos. E como tudo que acho importante publico na nossa página, gostaria de compartilhar com os leitores esse assunto para que vocês reflitam e tomem consciência da importância de uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas naturais (semeados de forma natural livre de agrotóxicos).

O que tenho observado não só no consultório, mas com pessoas que converso, é que com as atribulações do dia a dia, não temos dado a devida prioridade a refeição.

Fazer uma refeição é um ato sublime, porque todos que estão unidos em volta da mesa estão nutrindo o corpo e a alma para ter energia para poder cumprir seus afazeres intelectuais e físicos da melhor maneira possível.

Você sabia que o homem deixou de ser nômade e passou a viver em sociedade com a descoberta da agricultura? Quando o homem aprendeu a semear seu próprio alimento para sua subsistência parou de se deslocar de um lugar a outro, aprendendo a viver em comunidade.

Portanto a refeição é um processo de socialização, que deve ser feita de forma saudável e harmoniosa.

Quando pensamos em alimentos orgânicos, a primeira coisa que vem a nossa cabeça é a dificuldade de encontrá-los e o preço alto.

Quanto ao preço, realmente os alimentos orgânicos são mais caros, devido a pouca oferta de produtores, porém se formos fazer uma relação de custo beneficio, investir nessa alimentação livre de substancias tóxicas para o organismo vale a pena.

Já no que tange a dificuldade de encontrarmos, aqui em São Carlos, já existem vários lugares especializados nesse tipo de produto, pesquise e pergunte ao seu nutricionista, que poderá te indicar aonde encontrar os alimentos orgânicos.

E porque não começar você mesmo plantando algumas coisas no quintal da sua casa ou na sacada do seu apartamento?

Comece com um pequeno plantio de temperos como salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão, etc.

Além de ser uma prática saudável, ao mexer na terra, você entra em contato com a natureza, tendo um momento de auto-reflexão que também pode ser compartilhado com toda a sua família.

Lembre-se que pequenas práticas podem fazer uma enorme diferença na sua qualidade de vida.

Pensem nisso e até terça-feira que vem.

Para dúvidas e sugestões de assunto mandem um e-mail para [email protected], assim com a ajuda dos leitores a construção da nossa página fica cada dia mais dinâmica e interessante.

Fiquem atentos a essa e outras matérias acessando o jornal on line: www.jornalpp.com.br

Tudo que você sempre quis saber sobre os orgânicos

Orgânicos em poucas palavras

A produção orgânica leva em consideração a qualidade de vida do homem – de quem produz e de quem consome – e do ambiente. Dispensa qualquer tipo de substância química.

O tabu do preço

Produtos orgânicos costumam ser mais caros nos supermercados. Se comprados do produtor, têm preços melhores.

O gosto e o perfume

Alguns estudos que avaliam sabor e aroma mostram uma leve superioridade do produto orgânico em relação ao similar convencional. Por serem colhidos apenas em sua época, são produtos capazes de exibir sabor e aroma típicos, sem interferência de substancias químicas.

Por fora

É difícil identificar os orgânicos a olho nu. Recomenda-se localizar os selos de certificação orgânica, que garantem que aquele alimento respeita as etapas de produção, ou conversar diretamente com os produtores. Geralmente produtos orgânicos são mais irregulares, apresentam rendimentos oscilantes de safra para safra e são menos vibrantes- em cor e tamanho.

Tempo de prateleira

Produtos orgânicos são mais firmes, mais vigorosos e têm mais fibras e matéria seca – normalmente, tem uma estrutura interna mais robusta.

Sua durabilidade na geladeira costuma ser superior á dos convencionais. Crescem naturalmente e agregam elementos que os protegem.

Produtos convencionais crescem exageradamente rápido, estimulados por adubo químico. Por isso costumam ser mais frágeis. De maneira geral, as folhas de produção orgânica (como alface, rúcula, almeirão, etc.) têm vida de geladeira mais longa que os convencionais.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x