27 de Outubro de 2021

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Contribuinte da Cultura encerra ano com balanço positivo

Contribuinte da Cultura encerra ano com balanço positivo

28/12/2012 14h46 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Contribuinte da Cultura encerra ano com balanço positivo

É com um balanço positivo que o projeto Contribuinte da Cultura encerra o ano de 2012. O projeto promove eventos reconhecidos como Chorando Sem Parar, Viva Dalva, além de outras ações. Ele foi criado em 1999 como uma ação cultural sem fins lucrativos, com a proposta de mobilizar pessoas físicas e jurídicas para a criação e manutenção de um programa de eventos de cultura e arte em diversos locais. Em junho de 2006, com o apoio da UFSCar, foi alugado um espaço, que passou a ser o centro de cultura do projeto, chamado Espaço 7. Desde então se tornou um dos principais projetos culturais na cidade de São Carlos, realizando debates, oficinas, apresentações musicais, eventos e exposições. A programação ocorre durante todo o ano em diferentes locais da cidade.

 

De acordo com a autora e diretora do projeto, Fátima Camargo, o Contribuinte da Cultura realizou, ao longo de 2012, aproximadamente 25 atividades culturais, além dos projetos contínuos, direcionados a 500 crianças e realizado em parceria com o PROVIM/Salesianos São Carlos. Ela destaca também projetos especiais como a vinda do músico canadense James Hill para a introdução de um método de ensino de música para crianças das escolas públicas, utilizando o instrumento de cordas ukulelê, sistema atualmente adotado em muitos países da Europa, Estados Unidos e Japão.

Como parte da programação anual do Contribuinte da Cultura, para encerrar o ano foi realizada a 9ª edição do festival Chorando Sem Parar – Edição Benedito Lacerda, que reuniu mais de 100 artistas nacionais e estrangeiros, sendo descrito pela mídia como o maior encontro da atualidade de renomados instrumentistas brasileiros e estrangeiros para tocar música brasileira.

“Há quase dez anos o Contribuinte da Cultura tornou-se um Projeto de Extensão da UFSCar, sob a gestão da FAI /UFSCar. Nesses anos de trabalho, aprendemos sobre como podemos melhorar o desempenho e a produção do projeto. O ano de 2012 foi de grande importância operacional, pois foi obtida a autorização para que os participantes possam fazer sua contribuição pelo sistema de débito automático. Esse é apenas um detalhe, mas cria perspectivas de grande melhoria no funcionamento geral do projeto”, conta Fátima.

“Dessa forma, além das ações culturais e artísticas realizadas, iniciamos um caminho para dar mais sustentabilidade ao projeto. Em termos de retorno do público, a programação tem recebido sempre mensagens elogiosas e compreendemos que temos cumprido as metas propostas. Precisamos cada vez mais difundir a toda a comunidade como tornar-se um Contribuinte da Cultura e, consequentemente, ampliar as possibilidades de ação”, complementa.

 

“Luxo para todos”

Para o próximo ano, Fátima espera poder consolidar a proposta do projeto que traz a perspectiva da introdução de um sistema para o ensino da música nas escolas públicas. “Esta ação poderá trazer enorme benefício educacional, artístico e social para as crianças”, comenta.

“Reproduzindo e parafraseando a composição ‘Muito’, de Caetano Veloso, o projeto busca verdadeiramente que possa haver ‘…luxo para todos…’, isto é, o melhor da expressão artística e cultural possível de ser realizado e compartilhado como o maior número de pessoas”.

Entre outras expectativas, ela adianta que haverá surpresas para 2013. “Esperamos oferecer boas surpresas na programação ao longo do ano e não poderíamos deixar de lembrar que 2013 será ano de gala, pois teremos a 10ª. edição do Festival Chorando Sem Parar e a promessa de superar as expectativas do público com a programação que já estamos preparando”, finaliza a diretora do projeto.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
1
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x