19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Coral Multicanto retoma atividades e abre inscrições

Coral Multicanto retoma atividades e abre inscrições

12/06/2013 23h18 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Coral Multicanto retoma atividades e abre inscrições

Coral referência em São Carlos e região, o Multicanto retorna às suas atividades em 2013 e está buscando novos integrantes e pessoas interessadas no ato de cantar. Sob a regência da psicóloga e professora de música, Cris Naga, também responsável pelo coral infanto/juvenil Encanto, o coral é aberto a toda a população de São Carlos sem restrição de idade, sexo ou qualquer formação em música. Os interessados em participar do coral Multicanto deverão fazer inscrição na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda de segunda à sexta, das 13h às 22h e sábados, das 13h às 18h, é gratuito.

 

O coral Encanto, destinado a crianças de 7 a 12 anos de idade, também está com inscrições abertas. Os ensaios do coral Multicanto acontecerão às segundas-feiras, das 18h30 às 20h, somente com vozes femininas e das 20h às 21h30 com vozes masculinas; e às quartas-feiras das 18h às 20h30 com ambos os sexos. Já os ensaios do coral Encanto acontecerão de segunda e quarta das 16h às 17h15. Todos serão realizados no espaço da Oficina Cultural.

Sobre o coral adulto Multicanto, a professora Cris Naga explica como será a dinâmica trabalhada com o grupo. “O coro adulto é voltado para pessoas a partir dos 15 anos de idade e o objetivo principal é expandir a participação das pessoas que tenham interesse pelo canto coral e até mesmo aquelas que não possuam nenhum tipo de conhecimento musical e queiram adquiri-lo e assim se aperfeiçoar. O repertório será principalmente voltado para a música popular brasileira e assim buscaremos por uma linguagem expressiva, mais cênica e espontânea. Mesmo assim também vamos abordar a música erudita. Trabalhar com a MPB facilita o aprendizado dos iniciantes até pela leveza e técnicas utilizadas”.

No período de 2001 a 2012, o coral Multicanto cumpriu seu compromisso possibilitando que os coralistas amadores, com seu entusiasmo, pudessem cantar, participando de apresentações no município, entre outros lugares.

O Multicanto, em sua trajetória, contou com cerca de 60 integrantes e realizou mais de 350 apresentações, sob a coordenação artística e regência da professora Luba Dodonova. Agora a intenção é dar continuidade aos trabalhos do coral e levar às escolas, hospitais, bairros e espaço públicos novas apresentações.

O coral Encanto será dividido em duas partes sendo o infantil com crianças de 7 a 11 anos e o juvenil com jovens de 12 a 15 anos. “Optamos por dividir o coral pelo fato de que fica inviável colocar uma criança de 7 anos para cantar ao lado de uma de 12. Inicialmente vamos receber todos indistintamente e depois de algum tempo vamos avaliar a continuidade da criança nos corais, já que não poderemos lidar com problemas comportamentais, ou seja, todos terão a oportunidade de passar por uma avaliação ou adaptação”, diz Cris Naga.

Cris ressalta que a atividade de cantar é algo que traz inúmeros benefícios para a vida das pessoas, independente da idade. “O ser humano nasce e morre cantando. Nosso desenvolvimento e nosso cérebro dependem desse mecanismo musical para processar vários sentimentos e emoções, tem coisas que só a música é capaz de expressar. O canto coral tem essa dinâmica do grupo, o que gera a socialização, tolerância, desenvolvimento, solidariedade e saúde. É um tipo de atividade que traz qualidade de vida”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x