18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > “Cultura Musical Brasileira e Educação” acontece em dezembro

“Cultura Musical Brasileira e Educação” acontece em dezembro

10/12/2012 12h55 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
“Cultura Musical Brasileira e Educação” acontece em dezembro

Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, o projeto “Prática de Samba: o aprendizado musical na roda” realiza o primeiro ciclo de atividades culturais “Cultura Musical Brasileira e Educação”. A programação conta com apresentações musicais e uma palestra.

No dia 12, abrindo o ciclo, acontece uma roda de samba do projeto “Prática de Samba”, em homenagem a Paulinho da Viola. A atividade, que é gratuita e aberta a toda comunidade, tem início às 19 horas e ocorre na área de convivência do Diretório Central de Estudantes (DCE), localizada na área Sul do campus São Carlos da UFSCar.

No dia seguinte, 13 de dezembro, às 20 horas, acontece o show de lançamento do CD Pé de Vento da cantora Anabela, com a participação especial de Amélia Rabello e dos músicos do Núcleo de Samba Cupinzeiro, do qual a cantora faz parte há 11 anos e desenvolve um trabalho de pesquisa e criação musical. Nascida em Curitiba, Anabela iniciou seus estudos como intérprete em 1998. Desde então vem reunindo um repertório de canções populares levando para o público a obra de compositores consagrados e, principalmente, de novos compositores. No show, que tem direção musical de Edu de Maria (Eduardo Conegundes de Souza, docente do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar), além das canções inéditas, Anabela interpreta também algumas composições de Baden Powel, Dorival Caymmi e Paulo César Pinheiro. A apresentação acontece no Espaço 7, localizado na Rua 7 de setembro nº 1.441, no Centro de São Carlos. Os ingressos antecipados custam R$ 10 a inteira e R$ 7,50 para estudantes.

Amélia Rabello, cantora carioca e professora da Escola Portátil de Música no Rio de Janeiro, além de participar do show de lançamento do CD de Anabela, encerra a programação no dia 14 de dezembro, às 10 horas, com uma Palestra Musicada e um bate-papo com alunos do curso de Música da UFSCar e demais interessados. A atividade acontece na Sala da Orquestra Experimental da UFSCar, localizada na área Sul do campus São Carlos da Universidade, com entrada franca.

O Projeto “Prática de Samba: o aprendizado musical na roda” é uma parceria entre o curso de Música da UFSCar, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe) e a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade. Para a realização deste ciclo de atividades culturais, o Projeto conta ainda com a parceria do Núcleo de Samba Cupinzeiro, da Coordenadoria de Cultura (CCult), da Orquestra Experimental da UFSCar e do Ponto de Cultura Espaço 7. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x