26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > David Saidel apresenta a virtuose do acordeom

David Saidel apresenta a virtuose do acordeom

11/04/2014 21h12 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
David Saidel apresenta a virtuose do acordeom

O Projeto Tom Maior recebe o músico são-carlense David Saidel para show no qual ele pretende mostrar o virtuosismo do acordeom, que na avaliação dele, o instrumento acabou ficando esquecido por algumas décadas na música brasileira, mas que agora voltou a ter um lugar ao sol.

 

O show acontece neste sábado, 12, às 19h, no auditório do Centro Cultural da USP – Av. Carlos Botelho, 1465. No repertório, músicas de Ernesto Nazareth, Geraldo Matos Rodrigues, Sivuca representando a música popular brasileira. O músico também irá apresentar peças eruditas de Heitor Vila Lobos e André Claveau.

Saidel contou que por conta da influência de Luiz Gonzaga nos anos 50, o instrumento era bastante popular. Passou um período na obscuridade, mas que de duas décadas para cá, voltou a ter relevância nas produções musicais. “Hoje é bastante comum ver o acordeom em bandas, principalmente nos grupos sertanejos, e mesmo na MPB”, relacionou.

No show, Saidel vai explicar um pouco sobre o instrumento e mostrar quanto ele pode ser virtuoso. Ele preparou um repertório bastante abrangente que passa pela música brasileira, latina como o tango, boleros e guarânia – esta de origem paraguaia. Outro momento da apresentação conta com a música erudita, no qual Saidel preparou um arranjo especial para ‘Trenzinho Caipira’ de Heitor Vila Lobos. O músico também irá apresentar músicas próprias.

“Para cada música apresentada eu pretendo falar brevemente sobre ela como foi concebida e como adaptei aquela canção para o acordeom”, antecipa Saidel

O músico está ligado ao instrumento desde os 15 anos. Lá si vão 60 anos de dedicação ao acordeom. Segundo ele, o primeiro contato foi por conta do avo, que vivia em uma fazenda na região de São Carlos. “Nas minhas férias, quando menino, vinha em visita meus avós e tive oportunidade de conhecer a música e o instrumento. Nunca mais abandonei”, relatou.   

Na história de Saidel, manteve em São Carlos após os anos 70 a Academia Musical Alvorada e uma pequena loja musical: a Musical Saidel, que funcionou até o ano de 2008. Também atuou como solista, realizando vários concertos em São Carlos, cidades do interior paulista e na capital.

Apresentou diversos programas de rádio em algumas emissoras da cidade atualmente, apresenta seu programa “Cordas e Acordeon” na Rádio UFSCar FM aos sábados, das 9h às 10h.

Aposentado, mas não desligado da música, conserva seus instrumentos como uma dádiva, sempre agradecendo a Deus pelo dom que recebeu.

 

Serviço

Local: Auditório do Centro Cultural – Av. Dr Carlos Botelho, 1465.

Sábado,12 de abril de 2014, às 19 horas

Será observada a ordem de chegada

Informações pelos telefones: 3373-9106 e e-mail [email protected]

Evento Gratuito

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x