20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Deficientes visuais participam de sessão

Deficientes visuais participam de sessão

16/04/2012 21h26 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Deficientes visuais participam de sessão

Feche os olhos e tente imaginar como seria entender um filme sem ao menos enxergá-lo. Você entenderia o seu contexto? E se esse filme fosse narrado por alguém?

Pensando na inclusão dos deficientes visuais no cinema, a Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria de Artes e Cultura, em parceria com o Espaço Braille e com o Cine São Carlos, lançou no último dia 12 o projeto Cine + Sentidos.

Com a presença do coordenador de Artes e Cultura de São Carlos, Almir Martins, do chefe de Divisão de Audiovisual, Mauricio Zattoni e do bibliotecário responsável pelo Espaço Braille, Márcio Estevo, a primeira sessão do filme foi um marco importante para o município e trouxe um bom resultado aos participantes.

“Com a exibição quinzenal de filmes audiodescritivos, São Carlos pode ser considerada como pioneira no interior paulista em realizar sessões gratuitas e permanentes para deficientes visuais”, declarou Almir.

A primeira sessão contou com a participação de 15 deficientes visuais acompanhados de parentes e amigos, que puderam conferir cinco curtas-metragens. Uma delas foi “Mr. Abrakadabra!”, do diretor José Araripe Jr.

O Cine + Sentidos é o resultado de duas experiências exitosas que aconteceram em 2010 e em 2011. “Tivemos experiências bastante significativas com apresentação de filmes com audiodescrição às pessoas com deficiência visual. Os participantes relataram muita emoção por estarem entendendo o filme e criando suas imagens de acordo com a própria imaginação e a descrição dada pelo narrador”, disse Zattoni.

O projeto faz parte do Cinema Para Todos, programa desenvolvido pela Prefeitura Municipal que realiza e promove vários cineclubes na cidade, dentre eles o Cine São Roque no distrito de Água Vermelha, que em 2012 comemora cinco anos de sucesso.

As sessões acontecerão quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, às 15h, no Cine São Carlos e a entrada é gratuita.

Mais informações podem ser obtidas na Coordenadoria de Artes e Cultura pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (16) 3373-2708.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x