20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Dia Nacional é lembrado em São Carlos

Dia Nacional é lembrado em São Carlos

18/04/2012 21h18 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Dia Nacional é lembrado em São Carlos

A terceira edição do Pé de Livro – projeto de incentivo à leitura desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente em parceria com o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), marcou a comemoração nesta quarta-feira, 18, na Praça Coronel Paulino Carlos, em frente à Catedral, do Dia Nacional do Livro Infantil, data do nascimento do escritor Monteiro Lobato.

O evento contou com a participação do prefeito Oswaldo Barba, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, da secretária municipal de Educação, Lourdes Moraes, do coordenador de Meio Ambiente, Paulo Mancini, da diretora do SIBI, Claudete Sacomano, e do escritor e educador, Daniel Manduruku.

O Pé de Livro consiste em associar a ideia de meio ambiente com o incentivo à leitura e, para isso, fixa livros de um autor específico em uma árvore. As crianças, sentadas debaixo de uma árvore, folheiam os livros, fazem perguntas e trabalham com as histórias e também com a estratégia da árvore que produz livros

A edição deste ano escolheu o autor Daniel Manduruku, indígena, escritor e educador, doutor em Educação e autor de 40 livros, vários deles voltados para as crianças.

Daniel recebeu homenagem do Grupo de Estudos Ameríndios do Departamento de Letras da UFSCar e também do Teatro Descalço, que fez uma contação de história baseada nos seus livros.

Lourdes Moraes, secretária municipal de Educação, lembrou que o escritor é um índio que, melhor do que ninguém, conta histórias da sua tribo e das suas crianças. Esses livros são registros extremamente culturais. “Gostaria de anunciar que todos os livros do Daniel Manduruku serão distribuídos em todas as nossas bibliotecas”.

O escritor e educador Daniel Manduruku falou sobre sua cultura, contou histórias de sua infância e falou que realiza um trabalho junto ao grupo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

“Quero aproveitar para agradecer a simpatia de todos e a homenagem que estão me fazendo, que, na verdade, não é só para mim, mas sim para todos os indígenas do Brasil”, finalizou Manduruku.

Para o prefeito Oswaldo Barba, é primordial comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, uma vez que o ato de incentivo à leitura deve ser praticado nos primeiros anos de vida das crianças.

“Estamos aqui para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, e nada melhor do que um trabalho bonito, como o do Daniel, para comemorar esta data. As crianças sabem que temos um carinho muito grande por elas e é com muita alegria que trazemos o autor para autografar e conhecer as crianças, principalmente quando ele é um índio, pessoa de uma grande cultura”, concluiu Barba.

 

Pé de Livro – O projeto foi criado em 2009 pela Coordenadoria de Meio Ambiente com o objetivo de despertar nos alunos, desde a infância, o interesse pela leitura de bons livros e também de conscientizá-los sobre os problemas voltados para a temática ambiental. A contribuição que se pretende trazer é a reflexão sobre a importância da construção da cidadania ambiental, destacando-se a relevância da interação do homem com o meio ambiente, de forma sustentada. A partir do projeto Pé de Livro desenvolve-se rodas de conversa e dinâmica.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Daniela
Daniela
11 anos atrás

Por gentileza corrigir o nome do escritor: Daniel Munduruku.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x