17 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Docentes e alunos da UFSCar participam de Projeto Rondon

Docentes e alunos da UFSCar participam de Projeto Rondon

19/02/2015 19h51 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Docentes e alunos da UFSCar participam de Projeto Rondon

De 23 de janeiro a 7 fevereiro, docentes e alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) participaram da Operação Porta do Sol 2015 do Projeto Rondon. O objetivo é promover a integração entre a equipe e a comunidade da cidade de Araruna (PB), que vive uma realidade distinta. O projeto visa também construir uma postura cidadã e de atuação benéfica à sociedade nos rondonistas, bem como senso de responsabilidade social e percepção de nacionalidade.

Participaram deste projeto na UFSCar os docentes Adilson José da Silva e Fabio Bentes, do Departamento de Engenharia Química (DEQ); os alunos Ana Luísa Mayumi e Wilson Gasparini, do curso de Engenharia Química; Barbara Macedo e Regiane Crepaldi, de Enfermagem; Ligia di Nardo, de Engenharia de Materiais; José Escudeiro e Otávio Lopes, do curso de Engenharia de Produção; e Yasmim Sato, de Ciências Econômicas do Campus Sorocaba. 

“O Projeto Rondon oferece uma complementação extraordinária à formação dos jovens universitários, diferente de qualquer outra experiência que possa ser vivida dentro da Universidade. Para a UFSCar, estabelecer essa tradição de participação pode se tornar uma ferramenta a mais em sua missão de oferecer uma formação diferenciada e de alto nível aos alunos, já que conta com a participação de uma equipe multidisciplinar”, ressalta o professor Adilson.

Docentes e alunos envolvidos no projeto ofereceram cursos de educação financeira, reaproveitamento de alimentos, informática e oficina de fotografia aos moradores da região. Para os alunos, o maior aprendizado foi conviver com as diferenças culturais e socioeconômicas da população e debater questões como a crise hídrica, a importância do reaproveitamento de alimentos e da conscientização econômica. 

O Projeto Rondon é realizado duas vezes ao ano desde 2005 na UFSCar. Para participar das ações, os alunos devem ficar atentos ao site da ProEx, em www.proex.ufscar.br/, e localizar as cartas convites para participação no processo seletivo promovido pelo Ministério da Defesa. É preciso nunca ter participado de outras operações do projeto e preferencialmente já ter concluído pelo menos 50% do curso. “Ainda neste semestre deve ser divulgada a carta convite para a operação que acontece em janeiro de 2016”, informa Adilson. Mais informações sobre o Projeto Rondon podem ser conferidas na página oficial, em www.projetorondon.pagina-oficial.com.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x