26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Editora CRV lança livro ‘Contribuições Linguísticas e Discursivas para o Estudo de Aquisição da Escrita’

Editora CRV lança livro ‘Contribuições Linguísticas e Discursivas para o Estudo de Aquisição da Escrita’

A autoria é da professora são-carlense Lélia Erbolato Melo

18/10/2020 09h32 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Editora CRV lança livro ‘Contribuições Linguísticas e Discursivas para o Estudo de Aquisição da Escrita’ Foto: Divulgação

A Editora CRV, de Curitiba, acaba de lançar, em setembro de 2020, o livro “Contribuições Linguísticas e Discursivas para o Estudo de Aquisição da Escrita”, 146 págs., de autoria da Professora são-carlense Lélia Erbolato Melo, atualmente, professora aposentada do Departamento de Linguística da FFLCH-USP. A Professora Lélia lecionou as disciplinas de Português, e Francês, no Instituto de Educação “Álvaro Guião”, e de Francês, no Colégio “São Carlos”, na cidade de São Carlos.

A Professora Lélia é licenciada em Letras Neolatinas, Universidade Católica de Campinas. Licenciada e Doutora em Linguística Geral, Université de Paris-Sorbonne (Paris IV). Pós-Doutorado em Psicolinguística, Université René Descartes (Paris V). É livre-docente em Psicolinguística, Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora aposentada do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. E-mail: [email protected]

A referida obra reúne textos publicados pela autora sobre narrativa oral infantil e a entrada da criança na escrita, e se destina àqueles que iniciam seus estudos em aquisição da escrita, e pretendem dar continuidade, pensando na articulação teórica e prática com a narrativa oral infantil, com o olhar voltado para a realização de pesquisas.

Conforme o Currículo do CNPq, e  o  “Boletim da Faculdade de Filosofia, Letras da Universidade de São Paulo”, publicado, em 18 de setembro de 2020, a professora Lélia “é uma das mais importantes pesquisadoras do país em aquisição de linguagem, com trabalhos publicados sobre narrativas orais infantis, desenvolvimento de linguagem e cognição na criança, entre outros”.

Nas palavras da professora: “O livro se destina àqueles que iniciam seus estudos em aquisição da escrita, ou que pretendem dar continuidade às reflexões, pensando na articulação teórica e prática com a narrativa oral infantil. O objetivo principal é observar a leitura de imagens na construção de narrativa oral, quanto aos aspectos pragmáticos e linguísticos”.

A coletânea de textos da obra também abre caminho para que novas pesquisas sobre aquisição de linguagem, cognição, narrativas orais infantis possam ser mais facilmente abordadas.

A obra pode ser adquirida no site da Editora CRV (https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/34977-contribuicoes-linguisticas-e-discursivas-para-o-estudo-de-aquisicao-da-escrita).

(Tel.: (41) 3039-6418 – E-mail: www.editoracrv.com.br ).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x