26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Empresários de mais de 100 festivais de música do país assinam manifesto

Empresários de mais de 100 festivais de música do país assinam manifesto

27/05/2020 09h04 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Empresários de mais de 100 festivais de música do país assinam manifesto Foto: Reprodução

Os responsáveis por mais de 100 festivais de música no Brasil estão se mobilizando para discutir as saídas para os eventos diante de um mercado de futuro ainda incerto. Desde que as programações foram canceladas com o início da pandemia no País, muitas datas foram transferidas para o ano de 2021 e várias outras canceladas. De acordo com um levantamento feito pela empresa Data Sim, em março de 2020, 536 companhias fizeram o adiamento ou cancelamento de mais de oito mil eventos de música ao vivo em 21 estados do Brasil. O público projetado para esses encontros é de 8 milhões de pessoas, acumulando um prejuízo direto de R$ 483 milhões e afetando cerca de 20 mil profissionais.
Assim, se os resultados forem ampliados para todas as 62 mil MEIs da “música ao vivo” (empresas individuais de produção e sonorização e iluminação), os prejuízos podem chegar a R$ 3 bilhões e afetar um milhão de trabalhadores. Com previsões tão duras, um grupo de empresários do meio lançou nesta segunda (25) um manifesto para chamar a classe à mobilização e colocar o problema nas rodas do poder. A ideia é, em um primeiro momento, formalizar apoio à Lei de Emergência Cultural, que está em tramitação no Congresso Nacional. Uma agenda de encontros com parlamentares e gestores públicos para discutir propostas e soluções para o setor será agendada para os próximos dias, segundo os organizadores do grupo. A associação dos festivais irá realizar uma grande conferência nacional para o final de junho, quando pretende levantar um conjunto de propostas e um calendário unificado para os eventos que acontecerão em 2021.
Leia a íntegra do texto divulgado pelo setor e, ao final, os nomes dos festivais envolvidos:
MANIFESTO FESTIVAIS UNIDOS EM TEMPOS DE CRISE
Quem já foi a um evento, viu um show inesquecível e apreciou tantos momentos bons em um festival de música? Hoje, diante da maior crise de nossa geração, e pelos efeitos da pandemia estes momentos foram interrompidos.
E pelo apreço à música, à amizade e à união de artistas, técnicos e produtores que viemos dizer que os festivais não podem e não vão acabar.
Porque acreditamos que somente com a força coletiva é possível se enfrentar as adversidades e problemas do presente e do futuro
Porque os festivais são imprescindíveis não só para a música brasileira, mas para toda a sociedade.
Porque temos uma uma história riquíssima de trabalho coletivo que merece ser valorizada.
Porque precisamos valorizar instituições que possam nos representar e assim ajudar a qualificar a nossa democracia
Porque queremos compartilhar os conhecimentos e tecnologias que foram desenvolvidas nesta trajetória por cada festival.
Porque é preciso reinventar as relações econômicas e descentralizar as oportunidades e riquezas produzidas.
Porque temos compromisso com todos os profissionais que juntos fazem um festival acontecer.
Porque amamos a música e por isso acreditamos na sua força para acelerar essas mudanças que queremos.
Os festivais vão continuar. E este é o compromisso que assumimos ao nos colocar na linha de frente de uma discussão que busca manter os festivais vivos, em um contexto difícil, nunca antes vivido pelo Brasil.
Sabemos que isso vai passar, mas se não estivermos juntos estaremos mais distantes dos compromissos que seguem sendo a grande força para a nossa união: o compromisso com as cenas locais, compromisso com a continuidade e o desenvolvimento destas cenas musicais, a troca de tecnologias e saberes para a criação de uma inteligência coletiva que nos oriente e nos permita enfrentar todos os desafios que estão colocados para a música e a democracia brasileira.
Os festivais se unem e caminharão juntos a partir de agora. E nossa primeira luta conjunta é a defesa da Lei de Emergência Cultural! #VotaEmergenciaCultural #FestivaisUnidosBR.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x