25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Encontralhaços encerra 2012 com oficina e espetáculo

Encontralhaços encerra 2012 com oficina e espetáculo

15/12/2012 11h14 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Encontralhaços encerra 2012 com oficina e espetáculo

Encerrando a programação de final de ano o Ponto de Cultura Encontralhaços traz neste domingo, 16, o conceituado Victor de Seixas para ministrar uma oficina e apresentar um espetáculo solo. A programação é gratuita com inicio a partir das 8h. Como as vagas são limitadas os interessados, a partir dos 14 anos deverão fazer inscrição pelo e-mail [email protected]. Mais informações pelo telefone 16- 3371-9791. É gratuito. A ONG fica na Rua Treze de Maio, altura do número 3500, Vila Faria.

A atividade é baseada nas demandas levantadas pelos grupos participantes do segundo e terceiro encontro do Ponto de Cultura Encontralhaços, que aconteceram na sede da ONG Ramudá entre outubro e novembro de 2012. A programação se iniciará com a oficina “Mímica Corporal” prevista para terminar às 16h30. A partir das 18h30 será apresentado o espetáculo solo de palhaço “Cadê Todo Mundo?” indicado para todas as idades.

Daniele Busatto Mendonça, arte educadora e coordenadora cultural do Ponto de Cultura Encontralhaços fala sobre o trabalho realizado no ponto de cultura desde sua abertura.  “O Ponto de Cultura Encontralhaços foi inaugurado no dia 26 de outubro deste ano e é um importante ponto de referencia para artistas e profissionais da cidade e região que tenham interesse em trabalhar com a figura do palhaço, seja no teatro, na rua ou até mesmo em hospitais. Desde sua inauguração o ponto ofereceu cursos, oficinas, espetáculos e infra-estrutura para que artistas e grupos se encontrassem, trocassem experiências, se capacitassem e desenvolvessem suas atividades levando a alegria e a magia do universo do palhaço por onde passam”.

Daniele afirma. “Nesses dois meses de atividades do Ponto de Cultura demos um importante passo no sentido de articular e fortalecer a rede de artistas que trabalham com palhaço em São Carlos e região”.

 

Conheça o artista Victor de Seixas e o que é Mímica Corporal

A oficina será ministrada pelo artista Victor de Seixas que, desde 1992, estuda e trabalha com circo, teatro de rua, música e dança. Tendo tido experiências em Londres onde estudou e realizou diversos projetos ligados à arte. Atualmente coordena núcleos de pesquisa e uma oficina permanente de Mímica Corporal Dramática, realiza a curadoria e produção da revista anual “Projeto Mímicas” e da “Mostra de Mímica Contemporânea” realizando intercâmbio entre diversos artistas que focam em seu trabalho o corpo e o movimento, também atua e dirige espetáculos com o Núcleo Angatu.

O divertido espetáculo “Cadê Todo Mundo?” é um solo realizado por Victor de Seixas, que interpreta o Palhaço Tozinho em uma apresentação de variedades onde ele é obrigado a demonstrar todas as suas habilidades. A estrutura do espetáculo é dentro da interação ator-plateia, o diálogo direto com público gera uma forte cumplicidade, deixando um ambiente propício ao desenvolvimento das ações que também emocionam além de divertir.

A coordenadora Daniele Mendonça conta que a mímica corporal estuda profundamente o movimento, aplicando os princípios essenciais do drama: pausas, hesitação, peso, resistência, surpresa, entre outros.

 “Sem querer substituir a palavra pelo movimento a mímica corporal vem dar a autonomia ao corpo, transformando-o em poderoso instrumento para o ator, aplicando princípios antes somente conhecidos no trabalho com texto escrito/falado, articulação, volume, entonação etc, transformando assim o corpo do ator em um órgão de expressão autônomo e sem o impedimento da utilização de outros elementos no resultado final do trabalho, pois a mímica corporal é um treino para a ampliação expressiva independente das escolhas estéticas finais de quem realiza o treinamento”.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x