26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Encontro Anual de Companhias de Reis lota Praça dos Coqueiros

Encontro Anual de Companhias de Reis lota Praça dos Coqueiros

30/10/2019 08h00 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Encontro Anual de Companhias de Reis lota Praça dos Coqueiros

O 15º Encontro Anual de Companhias de Santos Reis, realizado no último domingo (27/10), na Praça dos Coqueiros, localizada na avenida João Dagnone, no Santa Felícia, reuniu quinze companhias das cidades de Luiz Antônio, São Simão, Sertãozinho, Guará, Ribeirão Preto, Santa Rosa de Viterbo, Serrana, Indaiatuba, Aguaí, Cravinhos, Rio Claro, Franca, Brodowski e Patrocínio Paulista, além do distrito de Santa Eudóxia e das companhias de São Carlos.

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Esportes e Cultura, foi a responsável pela organização e instalação da infraestrutura para receber os integrantes das companhias, como palco, som, água, instalação de tendas e alimentação.

 A Folia de Santos Reis ou reisado, ou simplesmente folia de reis, é uma festa popular tradicional celebrada na religião católica com o intuito de celebrar a visita dos três reis magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus. A tradição da Folia de Reis conta com diferentes figuras que formam o grupo, sendo o líder o Capitão, que carrega a Bandeira. Os grupos reúnem cantadores e instrumentistas para celebrar a data.

A Companhia de Reis Estrela Guia abriu o evento e na sequência todas as demais fizeram as suas apresentações para o público que lotou a Praça dos Coqueiros.

“A Folia de Reis é uma das manifestações mais tradicionais e importantes do país. Esta cultura popular terá todo o apoio da Prefeitura para que estes e outros grupos possam continuar se apresentando. Faremos todo o possível para que esta tradição se perpetue na cidade, inclusive com a realização do 16º Encontro em São Carlos”, prometeu o secretário de Esportes e Cultura, Edson Ferraz, lembrando a importância desta manifestação cultural ser transmitida a cada geração. “A juventude é fundamental para que esta tradição se mantenha viva”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x