25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Escolhas certas garantem sucesso no trabalho

Escolhas certas garantem sucesso no trabalho

30/12/2011 10h07 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Escolhas certas garantem sucesso no trabalho

A roupa que as pessoas vestem no dia-a-dia é o cartão de visita delas, no meio corporativo não é diferente, usar a roupa certa no ambiente de trabalho é importante, afinal o jeito de se vestir diz muito sobre quem é a pessoa e a que veio. Nem sempre a roupa da moda é a mais adequada, as roupas transmitem mensagens, e é preciso cuidar da aparência. O estilo adequado impõe respeito e passa mais confiança para os clientes, chefes e funcionários. 

As pessoas devem se preocupar com a questão desde o inicio, ou seja, já na entrevista elas são avaliadas pelo estilo.

O consultor de Recursos Humanos (RH) Odair Campos diz que na seleção a pessoa já deve estar adequada a empresa. “Na entrevista a pessoa pode se comprometer com o estilo, o ideal é que ela opte por um visual discreto. Ela pode ter um bom currículo, ser competente, mas se caso estiver vestida com roupas inadequadas, já será cortada da seleção, principalmente se estiver se candidatando para vagas em multinacionais, onde as exigências são bem maiores”.

O ambiente profissional, por mais maleável que seja no quesito traje, tem lá suas regras. Alguns lugares são mais liberais outras já são extremamente rígidos.

Odair conta o que é inapropriado para se usar no trabalho: “Roupas muito coloridas e estampadas devem ficar no armário, as mulheres devem prestar mais atenção, elas têm mais opções e, por isso, mais chances de errar. Devem tomar muito cuidado com decotes, blusinhas que mostrem a lingerie, saias curtas, roupas muito justas e transparências. Para os homens, o ideal é optar por calça escura e camisa ou o clássico terno quando for exigido, evitar tênis, é melhor usar sapato. Eles devem estar de barba feita, unhas e cabelos cortados. Não só as roupas são observadas, penteados muito extravagantes, acessórios grandes e barulhentos, maquiagem exagerada, tatuagens à mostra, piercing e também cuidado com perfumes fortes, enfim, tudo que chamar muita atenção não são convenientes, o que deve sobressair são suas competências e não seus acessórios, os empresários em geral não gostam”.   

NOVO EMPREGO

É importante se informar sobre o assunto chegando ao novo trabalho e não cometer gafes. Ainda assim é sempre bom usar o bom senso, pois há certas regras que valem para qualquer ambiente.

“As regras são simples. O que acontece é que algumas pessoas têm um estilo extravagante e não entendem o porque das exigências das empresas e por essa razão acabam perdendo boas oportunidades de trabalho”, diz Odair.

Uma coisa é fato: a aparência conta pontos no campo profissional. Um visual impecável de acordo com o ambiente de trabalho ajuda na imagem, impulsiona a carreira e pode até influenciar na remuneração. A primeira impressão é a que fica.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x