26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Escritora são-carlense lança seu primeiro livro

Escritora são-carlense lança seu primeiro livro

“Romance da Alfazema” fala da família fictícia do escravo brasileiro Mahommad Gardo Baquaqua

19/06/2022 01h56 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Escritora são-carlense lança seu primeiro livro

A escritora são-carlense Adriana L. Anjos lançou seu primeiro livro “Romance da Alfazema”, pela Editora Ases da Literatura, que já publicou livros de Vitor Belfort e Joana Prado. O livro fala da família fictícia do escravo brasileiro Mahommad Gardo Baquaqua, durante o século XIX, XX e XXI, sob a perspectiva da mulher, lidando com questões de negritude e orientação sexual. Não perdendo a força, a bravura e a determinação feminina através dos tempos.

Tudo começa neste século, antes da pandemia, em 2018, quando a matriarca da família, Angélica, falece e passa à sua neta, Manuella, a tarefa de manter o tesouro que se encontra em âmbito familiar há três séculos: a cruz de Mahommad Gardo Baquaqua dada ao seu grande amor Niara, além de algumas cartas dele a ela.

Manuella se sente instigada a descobrir mais coisas sobre a origem da sua família, como, por exemplo, o porquê de seus avós da sexta geração terem morrido queimados na senzala da fazenda Pinheiral, em São Carlos da Conceição. Para descobrir a verdade sobre a morte de seus avós, Manuella marca uma visita monitorada à fazenda Pinheiral.

De acordo com Adriana, ela cursou Letras na Faculdade por gostar de escrever e acabou exercendo a carreira de professora por mais de 25 anos. “Agora, nessa etapa da vida, decidi correr atrás dos meus sonhos de ser uma escritora que ajude os nossos adolescentes a se tornarem melhores cidadãos na sociedade brasileira e no nosso Brasil! Educar é uma missão divina!”, diz a autora.

Ela conta que, desde pequena, sempre manifestou o desejo de escrever novelas. “Atores como Glória Menezes e Tony Ramos sempre trabalharam para mim, em minhas novelas infantis. Meu pai me chamava de “Janete Clair” dos anos 80”.

Na última semana, Adriana esteve no Rio de Janeiro, para entregar o seu livro nas mãos do ator e diretor Lázaro Ramos. No entanto, como não o encontrou, deixou nas mãos de sua secretária. Adriana já está na fase final da escrita do segundo livro, que espera lançar ainda em 2022.

Os interessados em adquirir o livro podem entrar em contato diretamente com a autora Adriana, por meio do telefone/Whatsapp (16) 99261-4059.

BIOGRAFIA-Adriana L. Anjos é professora aposentada da Rede Estadual Paulista. Mestre em Linguística pela Universidade Cruzeiro do Sul, Autora de dois artigos pela revista UFSCar: O blogue: instrumento linguístico entre a argumentação e a produção textual em sala de aula [v19, nd, 2012) O blogue: instrumento linguístico entre à argumentação e a produção textual em sala de aula (v 18, n1,2012).

Trabalhou como Pibid [Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/UFSCar São Carlos (2014 a 2016) no preparo de peças de menor porte e feiras intraescola. Ela foi autora de duas peças: “Entrevista com os malores modernistas brasileiros” (Gênero: entrevista coletiva); “Stand up com os maiores modernistas brasileiros” (Gênero: stand up com Jô Soares e Serginho Groissman) e “O negro na Literatura Brasileira” (Gênero stand up com a repórter Glória Maria da Rede Globo).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x