24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Espetáculo com narrativas da cidade tem exibição gratuita neste fim de semana

Espetáculo com narrativas da cidade tem exibição gratuita neste fim de semana

Peça fecha programação do projeto Locomotiva Teatral. Através de "trilhos'', o público é convidado a conhecer as histórias

24/02/2021 09h36 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Espetáculo com narrativas da cidade tem exibição gratuita neste fim de semana Fotos: Divulgação

O Locomotiva Teatral chega a sua última parada, o espetáculo Estação São Carlos, do grupo Retalho Coletivo. A montagem é dividida em três partes: será exibida na sexta-feira (26) e sábado (27), às 19h, e no domingo (28), às 18h. A reprise acontece nos dias 5, 6 e 7 de março.

O espetáculo é gratuito e online. O ingresso pode ser retirado clicando neste link. Através de trilhos imaginários, o público é convidado a conhecer as histórias inspiradas em moradores icônicos de São Carlos. Os trilhos que um dia separaram “os de cá e os de lá” tornam-se uma linha guia para revelar fortes personalidades que potencializam a cidade.

UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE

Estação São Carlos é o primeiro espetáculo do Retalho Coletivo e foi fruto de uma pesquisa acerca dos moradores da cidade ao longo do ano de 2017. Durante a pesquisa, o grupo buscou por pessoas que mantinham alguma relação com as ações de resistência ou construção de novas narrativas e iniciativas importantes na cidade.

As cenas foram baseadas em entrevistas com seis indivíduos com trajetórias peculiares, são eles a agricultora Dina, a educadora Nilva, a recicladora Marta, o carpinteiro Nicola, o poeta Gil Rosa e o funcionário municipal Amâncio. “Em nossas perguntas sempre havia uma busca por tentar entender qual a história de vida da pessoa e como ela se relacionava com a cidade”, explicou Iratã Lisboa, diretor da montagem. Além desses indivíduos, a companhia também entrevistou crianças, jovens e adultos residentes do bairro Cidade Aracy e universitários que vivem na cidade.

TRILHOS QUE CRUZAM A CIDADE

Durante o processo, o Retalho Coletivo optou por usar os trilhos do trem como um elemento importante do espetáculo. “O trem é algo muito marcante, pois ele corta a cidade inteira e continua ativo mesmo após o declínio do sistema ferroviário. Após começar a prestar atenção no apito, você começa a perceber com mais frequência as vezes em que ele está passando. Dá para escutar de qualquer canto da cidade”, afirmou Iratã.

Originalmente, nas apresentações presenciais, as 3 linhas de trem partiam simultaneamente, contendo histórias diferentes umas das outras. Na versão virtual, o grupo irá mostrar uma linha de trem diferente a cada dia.

“Usar os trilhos para percorrer a história de São Carlos hoje é uma metáfora das linhas imaginárias que ligam pessoas, histórias, relatos e ações em uma cidade que possui uma população flutuante”, finaliza Bruno Garbuio, ator da companhia.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x