19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Espetáculo de dança fala sobre desafios e medos

Espetáculo de dança fala sobre desafios e medos

19/09/2012 13h08 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Espetáculo de dança fala sobre desafios e medos

A Companhia Giz de Cena traz para São Carlos, no projeto Dança Rima com Criança, no Sesc, o espetáculo infantil  “Meio Dia Panela Vazia” com duas apresentações nesta quarta-feira, 19, às 9h30 às 15h. A entrada é franca.

“Meio Dia Panela Vazia” trata-se de um espetáculo onde cinco meninas se arriscam e desafiam seus medos, brincando de dançar e cantar maneiras para solucionar um mistério. “A peça fala sobre medos e desafios, e de como somos capazes de enfrentá-los. Isso é dito através de brincadeiras que desafiam o corpo e da busca de uma criatura imaginária chamada Jabaculê”, conta a dançarina e atriz co-criadora da Companhia Giz de Cena, Lívia Império de Freitas.

O espetáculo de dança e música destinado ao publico infantil faz parte do projeto Aquicolá, contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo. Segundo Lívia, o projeto se propôs à criação de um espetáculo de dança contemporânea para crianças, tendo como ponto de partida brincadeiras em que estão presentes características como, mistério, suspense, desafio, susto, coragem, medo e a euforia.

“Nessa 3ª criação do grupo, resolvemos ‘brincar com fogo’, assim sinalizou Renata Meirelles, nossa assessora de pesquisa. Foram escolhidas brincadeiras com características do elemento fogo, dos corajosos, dos que aceitam desafios e querem ultrapassar limites, sugerem transgressão, exercícios de superação e o fascínio em desobedecer”, diz Flávia.

Para ela, brincar com fogo exige ser ágil, viver o desafio do herói. Carrega o fascínio e o devaneio, mas pede estado de alerta na brincadeira, pois nela mora o medo, o susto e o desconhecido. “O fio condutor do espetáculo é composto pela fusão de duas brincadeiras que são mamãe polenta e jabaculê”.

 

Cadê a polenta que tava aqui? O gato comeu!

As brincadeiras abordadas durante o espetáculo “Meio Dia Panela Vazia” traz a possibilidade das crianças presentes interagirem diretamente com o espetáculo, proporcionando grande interação entre elenco e público, tornando a apresentação dinâmica, divertida e curiosa.

A brincadeira “Mamãe Polenta” é uma variação de pega-pega onde uma criança do grupo é escolhida para ser a mamãe, e os outros participantes são os filhos. A mãe faz polenta e deixa esfriar enquanto vai à missa. Enquanto a mãe sai, as crianças roubam a chave do bolso dela e vão para casa comer a polenta em. Quando a mãe volta para casa, ela fala: “Cadê a polenta que estava aqui?” e assim a brincadeira se desenrola, fazendo com que as crianças corram da mamãe, pois se alguma for pega, ela vira mamãe polenta e a brincadeira recomeça.

A segunda brincadeira proposta, “Jabaculê” vem do município de Lavras – MG e acontece no mato, na companhia de um adulto.O objetivo é fazer uma armadilha para capturar o Jabaculê, que é uma criatura noturna imaginária.Primeiro, é preciso colocar uma garrafa de pinga e um pedaço de queijo dentro de um caixote de madeira ou papelão e utilizar uma forquilha para deixar o caixote meio aberto.Depois é só amarrar uma corda na forquilha para puxá-la quando o Jabaculê entrar no caixote.Com a armadilha preparada, todos devem se esconder e, segurando a corda, chamar o Jabaculê cantando: “Jabaculêêêê, Jacaculeiaiaia”

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x