25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Estão abertas inscrições para Mostra Internacional de Videodança 2015

Estão abertas inscrições para Mostra Internacional de Videodança 2015

31/01/2015 10h29 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Estão abertas inscrições para Mostra Internacional de Videodança 2015

A 9ª edição da Mostra Internacional de Videodança organizada pela Urze companhia de dança, está com inscrições abertas para recebimento de vídeos que farão parte da programação do evento que já tem data marcada para o segundo semestre. As inscrições estão abertas desde o dia 25 de janeiro e podem ser enviadas até o dia 1 de maio.

A Urze é uma companhia de dança que surgiu dentro da Universidade Federal de São Carlos, como projeto de extensão, aquelas atividades que a instituição abre a participação para toda comunidade são-carlense, e já atua em diferentes aspectos no cenário da dança na cidade. A mostra de videodança é uma atividade  de extensão também, que tem como objetivo difundir  para o público produções audiovisuais que mesclam a linguagem audiovisual e da dança de maneira que seja possível para expectador não só assistir a um vídeo de dança, mas a experimentar as texturas do diálogo entre a câmera e o bailarino. 

Esta atividade começou em 2007 e desde então ganhou importante relevância como a maior mostra da linguagem na região. Paulo Zicarelli, bailarino da companhia, afirma: “Nós recebemos vídeos do mundo todo, já recebemos material do Líbano, Coréia do Sul, Israel e muitos outros lugares que produzem videodança e as linguagens são muito peculiares”.

A partir da 4ª edição do evento ganhou uma nova característica, a da itinerância. Na cidade o evento geralmente acontece no campus da UFSCar, na sede central do Centro de Divulgação Cultural e Científica e na unidade do SESC. A abertura do evento é sempre na universidade, pois ela é a casa da Cia. A itinerância extrapolou as fronteiras da cidade e foi pra cidade de Taquaritinga, Santa Eudóxia. A pretensão como organização do evento é tornar-se um pólo de referência, até porque é a Mostra que tem acontecido com maior frequência e por mais tempo, explica Zicarelli.

Quanto ao público, Paulo conta que “no começo era mais bailarinos e interessados em dança, mas hoje, e principalmente com este caráter itinerante, percebemos que mais estudantes e professores do curso de Imagem e Som, passaram a frequentar mais a mostra, além do público que aprecia o trabalho da companhia”.

Sobre as inscrições, é possível realizar de duas maneiras, pelo email e pelo correio. A Urze criou um site para submissão das inscrições. Não há um tema central para enviar para a mostra, a ideia é receber matérias dos mais diversos para garantir isso na grade de programação. Se você tem um videodança e tem interesse em se inscrever, acesse o endereço http://saocarlosvideodanc.wix.com/9mivsc.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x