23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Estatuetas do Oscar são fabricadas a mão

Estatuetas do Oscar são fabricadas a mão

24/01/2012 16h30 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Estatuetas do Oscar são fabricadas a mão

As célebres estatuetas do Oscar, entregues anualmente para premiar estrelas e as maiores produções do cinema mundial são, ainda hoje, fabricadas artesanalmente num estabelecimento de Chicago.

Sua elaboração passa por um longo processo: em primeiro lugar, uma liga de metal derretido, na forma de duas grandes gotas de água de estanho, é colocada delicadamente em moldes para esfriar. Em seguida, vem a parte do corte dos excessos e o polimento propriamente dito, que exigem 40 longas e delicadas horas de trabalho, como parte do preparo das figuras para as luzes de Hollywood.

Uma vez retiradas todas as imperfeições, as estatuetas – com a forma tão característica de um cavaleiro com um queixo quadrado, de peito largo onde apoia uma espada – são mergulhados numa fusão de cobre, níquel, prata e ouro 24 quilates. Uma nova sessão de polimento é exigida antes de uma última demão de laca, depois os troféus são dispostos com delicadeza por mãos treinadas e enluvadas sobre seu pedestal maciço.

A Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, que concede o prêmio mais famoso da indústria do cinema norte-americano, está determinada a conservar este processo de fabricação artesanal, devido à sua qualidade.

Um dos riscos que a entidade quer evitar é repetir o episódio, por exemplo, da entrega do Globo de Ouro do ano passado, quando o ator Robert De Niro chegou para a entrevista à imprensa sem seu troféu, porque a estatueta perdeu a cabeça… “A parte de cima caiu”, disse ele aos jornalistas, acrescentando: “eles terão que soldá-la novamente”.

A empresa R.S. Owens, de Chicago, é o único local a fabricar as estatuestas do Oscar desde1982. Amaior parte dos troféus, mais baratos, são, hoje em dia, produzidos na China.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x