Exposição de fotos associa belezas do Campus São Carlos da UFSCar a bandas de rock

9 de setembro de 2019


A Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está realizando a exposição fotográfica “Belezas do Campus” no saguão da Reitoria da Universidade, na área Sul do Campus São Carlos. São 40 imagens que retratam pássaros e plantas fotografados no fragmento de Cerrado do Campus e também no entorno da SGAS, na área Norte. Cada foto é acompanhada pelo nome científico, além de informações sobre a história e curiosidades de cada espécie retratada.
Uma peculiaridade é que os nomes das fotos que compõem a exposição foram inspirados em bandas e astros de rock. “Essa ideia foi da Raquel Stucchi Boschi [engenheira agrônoma da SGAS] que pensou em trazer um diferencial para a mostra. Por exemplo, o retrato do tucano – que tem um belo bico longo – leva o nome do roqueiro Alice Cooper, que também tem um nariz avantajado. Já a imagem do passarinho Soldadinho foi associada à banda The Police. É um aspecto mais lúdico da exposição”, conta o servidor técnico-administrativo da Secretaria Altair José Dovigo.
A concepção da mostra surgiu com os colaboradores da SGAS, que, inspirados pelo ambiente natural da UFSCar, começaram a fotografar detalhes da natureza presentes no campus universitário. Nos passeios aos finais de semana do projeto “Visitas Orientadas à Trilha da Natureza”, no Cerrado, e mesmo durante o dia a dia de trabalho, os colaboradores – incluindo estagiários –  registraram imagens que chamavam a atenção. A partir desse material, Dovigo – que é amante de fotografia – viu a oportunidade de reunir uma coletânea de fotos e sentimentos em uma exposição capaz de levar ao conhecimento de toda a comunidade algumas das belezas do Campus. “São fotos amadoras, tiradas por hobby, mas é uma divulgação das belezas que encontramos aqui”, resume Dovigo.
A exposição já foi apresentada na sede da SGAS, no mês de junho deste ano, por conta das comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente. “Fizemos uma experiência com o pessoal que frequentava a Secretaria. E tivemos a ideia de ampliar essa divulgação. Então, a professora Wanda Hoffmann [Reitora da UFSCar] fez o convite para levarmos as fotos ao saguão da Reitoria”. A mostra, gratuita e aberta ao público, fica em cartaz até o dia 30 de setembro, e pode ser visitada de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas.

comments icon 0 comentários
bookmark icon

Write a comment...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *