23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Exposição homenageia a cultura japonesa

Exposição homenageia a cultura japonesa

29/02/2012 11h46 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Exposição homenageia a cultura japonesa

Aconteceem São Carlosaté março de 2013, na Estação Cultura, a exposição “A presença japonesaem São Carlos: história e tradição”, realizada pela Prefeitura de São Carlos com parceria com a Fundação Pró-Memória, que se dedica há dez anos a pesquisas sobre os diferentes grupos étnicos que compõem o perfil populacional da cidade. O projeto buscou identificar as especialidades da cultura e das tradições da comunidade de origem japonesaem São Carlos.

Ana Lucia Cerávolo, diretora presidente da Fundação Pró-Memória, conta como surgiu o projeto e qual o seu objetivo. “Em 2009, participamos do edital do Ministério da Justiça e fomos selecionados dentre cerca de dois mil projetos de várias cidades, onde foram selecionados vinte e cinco projetos. O intuito é valorizar a cultura nipo-brasileira tanto em seus aspectos materiais como imateriais, através de pesquisa e levantamento histórico da presença deste grupo imigrante no município e também de sua inserção atual na comunidade. A comunidade japonesa foi e é muito importante e participativa para a economia da cidade de São Carlos”.

A exposição conta com peças que foram compradas com os recursos do projeto e outros foram doados pela própria comunidade japonesa. Segundo Ana Lucia essa exposição só se tornou possível por causa da participação de muitas pessoas. “O projeto envolveu a Fundação Pró-Memória, além de vários parceiros e fornecedores que participaram de toda criação, estão envolvidas cerca de cinqüenta pessoas em todo processo. Também houve um interesse por parte da comunidade, que foi fundamental na realização do projeto”.

Além da exposição, foi feito um caderno e um vídeo documentário contendo informações, em que estão reunidos todos os resultados das pesquisas sobre a cultura japonesa. O caderno procura sistematizar as aproximações frequentes empreendidas pela Fundação Pró-Memória por meio de seus pesquisadores com a comunidade japonesa de São Carlos.

“O caderno não possui fins lucrativos e será distribuído para algumas pessoas que visitarem a exposição. Ele servirá como fonte de pesquisas para outros interessados em trabalhar o tema. Nele há um comparativo entre o processo de imigração, que ocorreem São Carlose o processo que ocorre no Brasil de forma geral”, ressalta Ana Lucia.

A exposição vai até março de 2013 e ficará aberta das 8h às 17h, de terça a sexta e aos sábados das 13h às 17h. Haverá visitas monitoradas para grupos de escola, sendo que essas visitas deverão ser marcadas com antecedência.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x