23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Exposição reúne cartazes de filmes exibidos entre 1930 e 1970

Exposição reúne cartazes de filmes exibidos entre 1930 e 1970

07/06/2019 00h02 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Exposição reúne cartazes de filmes exibidos entre 1930 e 1970

Até o mês de julho, a Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apresenta a exposição “Luz, Câmera, Ação!!!”, que traz um conjunto de cartazes e folhetos de filmes exibidos entre as décadas de 1930 e 1970, como “Casablanca”, “Tempos modernos”, “A fantástica fábrica de chocolate”, “Planeta dos macacos”, dentre outros.
As publicações pertencem à Coleção da Federação do Teatro Amador do Centro do Estado de São Paulo (FETAC), da própria UEIM, e foi inaugurada, pela primeira vez, no dia 8 de março de 2016.
A mostra está disponível para visitação gratuita até o dia 29 de julho, na sede da UEIM, localizada na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Mais informações estão disponíveis no site da Unidade (www.ueim.ufscar.br/exposicao-luz-camera-acao) e no Facebook (www.facebook.com/unidadeinformacaomemoria).
SOBRE A UEIM – Inaugurada em 1998, a Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) é vinculada ao Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da UFSCar. A Unidade teve origem no antigo Arquivo de História Contemporânea, criado no final dos anos 1970, que tinha o intuito de desenvolver atividades de conservação da memória histórica e cultural regional e nacional.
Atualmente, a UEIM abriga importante coleção de documentos privados e públicos, mapas e plantas históricas, cartazes, folders, folhetos, almanaques, fotografias, obras de arte e de artesanato, filmes, microfilmes, discos de vinil, partituras, periódicos, além de cerca de 40 mil livros.
O conjunto documental da UEIM é composto por diversas coleções, como o Fundo Carlos Leôncio “Nhonhô” Magalhães, a Coleção Thereza Santos, o Arquivo Ana Lagoa e o acervo do Núcleo Interdisciplinar Literatura e Sociedade (NILS). A documentação e o acervo bibliográfico da UEIM se referem a diversos temas, como economia cafeeira paulista, urbanização da cidade de São Paulo, ferrovias paulistas, eletrificação do Estado de São Paulo, história afro-brasileira, história de São Carlos, mídia, feminismo, teatro, cinema, cultura, período militar brasileiro e literatura brasileira contemporânea. O acervo e as exposições são abertos aos público em geral. Mais informações podem ser consultadas em www.ueim.ufscar.br.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x