20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Fábricas de Cultura oferecem atividades diversificadas

Fábricas de Cultura oferecem atividades diversificadas

Cinema, literatura, música e arte urbana são as linguagens abordadas pela programação

19/09/2021 14h48 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Fábricas de Cultura oferecem atividades diversificadas Foto: Divulgação / Governo do Estado de São Paulo

As Fábricas de Cultura, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, apresentam diversas opções de atividades culturais durante setembro. Confira os destaques:

No dia 17 de setembro, às 19h, a Videoteca Popular apresentou uma explanação sobre sua recém implantada plataforma de streaming vocacionada para o cinema periférico nacional e irá propor uma discussão sobre a importância dos acervos de memória audiovisual para a história do Brasil. A transmissão aconteceu pelo Facebook das Fábricas de Cultura.

As mulheres foram fundamentais para a mudança da cena cultural no Brasil. Chiquinha Gonzaga foi uma das pioneiras no enfrentamento dos padrões conservadores do século XIX e trouxe em suas composições a expressão de uma brasilidade antes sufocada pela estética musical europeia. A Fábrica de Cultura propõe, por meio de uma releitura de composições icônicas como “Caramuru” e “Ó Abre Alas”, uma troca de estéticas entre o passado e o presente, onde a figura feminista e impactante da primeira mulher, filha de mãe preta, a reger uma orquestra no Brasil é agora representada por Crys Araújo. A atividade foi disponibilizada pelo YouTube ontem, dia 18 de setembro, sábado, às 17h.

Em seguida, às 19h pelo Facebook, foi realizado o lançamento do livro HELENA, da poetisa Helena Salvador, Polianni, que relata seus atravessamentos em seu primeiro ano de transição de gênero. Com as cicatrizes expostas, a autora conduz sua narrativa que abarca demonstrações de afeto, crises de pânico e um desejo esperançoso pela vida. Os poemas apontam para questões de saúde mental e a solidão das mulheres trans.

Para os fãs de Harry Potter, setembro é o mês de voltar ao mundo mágico. No dia 23 de setembro, quinta-feira às 11h, será disponibilizado pelo Soundcloud a narração do conto dos três irmãos, o favorito e mais importante do mundo bruxo: De volta à hogsmeade.

Influenciado por grandes nomes da MPB, pelo R&B de Daniel Caesar e Jorja Smith, o NeoSoul de Anderson, Paak, D’Angelo e Isa, entre outros gêneros da cultura negra, MESTIÇX propõe passear pelos gêneros musicais que ama, através de suas letras carregadas de expressão, autoestima e crítica social. Na apresentação preparada para o público, o artista traduz seus sentimentos de alegria, identidade e revolta, em cores. Azul, branco, verde, vermelho, rosa, amarelo, roxo e laranja são as cores que refletem e transmutam cada palavra e emoção contidas nos versos de MESTIÇX. Com participação do produtor musical Reali e do rapper Xavier (Cortegaza). MESTIÇX traz também músicas de seu álbum “Híbrido” lançado em 2020 pelo selo 1Quarto Estúdio, além de outras rimas inéditas que serão apresentadas com exclusividade e que em breve estarão disponíveis para o público. O pocket show será transmitido pelo YouTube no dia 26 de setembro, domingo, às 19h.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x