23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Fernando TRZ trio é a união de músicos experientes

Fernando TRZ trio é a união de músicos experientes

10/02/2015 05h29 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Fernando TRZ trio é a união de músicos experientes

Todo músico quer ter sua música ouvida, mas para alguns instrumentistas é difícil imaginar uma carreira solo, e foi assim que Fernando TRZ se deu conta que são 20 anos de carreira passado por diversas banda, já acumulava, além de uma bagagem, conteúdo suficiente para lançar sua carreira solo. De volta à São Carlo o reencontro e o conhecer novos parceiros possibilitaram a formação de seu primeiro grupo para divulgar as próprias ideias e anseios.

Fernando Falcoski, hoje conhecido como Fernando TRZ tem uma trajetória que começou na adolescência. Ele e alguns amigos, que até hoje trabalham com música, tinham uma banda cover no estilo grunge. Esse foi o start para que se aprofundasse e conhecesse cada vez mais estilos e artistas. Na faculdade, na UNESP Bauru, foi um dos fundadores de uma banda que foi referência na década de 90, o Mercado de Peixe, que trazia a linguagem do movimento mangue beat acrescentando as características da roça. Essa existe até hoje e vem realizando shows pelas unidades do SESC para comemorar os 15 anos de existência.

Na UNESP Bauru, TRZ graduou-se em Design Industrial, e quando se formou foi para a capital paulista buscar seu lugar ao sol. Foram 15 anos fora de São Carlos, porém, alguns parceiros continuaram presentes em sua trajetória. Fabiano Alcântara, Paulo Pires e Caleb Mascarenhas, também viviam na capital e desta reunião de amigos surgiu mais um grupo com identidade bem definida, o Lavoura Eletro, banda de música eletrônica, mas nada do que você está acostumado, o eletrônico mesclado ao jazz, ou como Fernando explica Nu Jazz.

Além disso, Fernando participa de outros grupos como o Cérebro Eletrônico, a banda independente que tem um repertório de canções genuinamente “pop” com letras sarcásticas.  Para divulgar o trabalho, Fernando TRZ mantém um site onde divulga seus trabalhos como músico e também como design. Lá estão disponibilizados dois álbuns com remixes feitos por ele e o seu disco autoral Origames, que se refere aos orixás e os games que ele faz com a música.

Atualmente, residindo  em São Carlos, montou o TRZ Trio, grupo que tem como foco tocar jazz, ou melhor fazer releituras dos grandes temas e homenagear os grandes mestres do estilo. Formado por Fernando TRZ nos teclados, Fabiano Nunes no contrabaixo e Paulo Almeida na bateria. Este trio pode ser considerado um dos mais consistentes e experiente no gênero na cidade.

Fabiano Nunes conseguiu dar vazão há uma necessidade, a  de desenvolver seu próprio estilo de tocar, compor e ensinar. Para isso desenvolveu o projeto das oficinas, ou melhor  uma espécie de laboratório Musical. Este projeto recebeu o nome de Oficina de Prática Musical Coletiva. Nesta atividade Fabiano propõe o desenvolvimento de composições, arranjos ao ensinar música e trabalhando harmonia, ritmo e melodia sempre juntos, para possibilitar que o aluno desenvolva gradualmente seu estilo pessoal.

Já Paulo Almeida é um dos responsáveis pelo novo cenário do jazz por aqui.  Paulão, como é mais conhecido, já gravou seu primeiro álbum e promove semanalmente noites de jazz em alguns bares da cidade.  A reunião deste trio não podia ser mais feliz. Além do jazz todos esses músicos têm um gosto eclético e de qualidade. Sempre bem amparados as apresentações do TRZ trio prometem ser sempre harmoniosas e cheias de groove. Juntos já se apresentaram na Confraria São Sebastião e no próximo dia 25 se apresentam na rua 9 de julho, 1817.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x